CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

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9 de abril de 2014

O Evangelho do dia





Dia Litúrgico: Quarta-feira da 5ª semana da Quaresma

Evangelho (Jn 8,31-42): Jesus, então, disse aos judeus que acreditaram nele: «Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos tornará livres». Eles responderam: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?» Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, vos digo: todo aquele que comete o pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre na casa, o filho nela permanece para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão. No entanto, procurais matar-me, porque minha palavra não encontra espaço em vós. Eu falo do que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai». 

Eles responderam: «Nosso pai é Abraão». Jesus, então, lhes disse: «Se fôsseis filhos de Abraão, praticaríeis as obras de Abraão! Agora, no entanto, procurais matar-me, porque vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto Abraão não fez. Vós fazeis as obras do vosso pai». Eles disseram então a Jesus: «Nós não nascemos da prostituição. Só temos um pai: Deus». Jesus respondeu: «Se Deus fosse vosso pai, certamente me amaríeis, pois é da parte de Deus que eu saí e vim. Eu não vim por conta própria; foi ele quem me enviou».



Comentário: Pe. Givanildo dos SANTOS Ferreira (Brasilia, Brasil)

Se Deus fosse vosso pai, certamente me amaríeis


Hoje, o Senhor dirige duras palavras aos judeus. Não a quaisquer judeus, mas, precisamente, àqueles que abraçaram a fé: Jesus falou «aos judeus que acreditaram nele» (Jn 8,31). Sem dúvida, este diálogo de Jesus reflete o início daquelas dificuldades causadas pelos cristãos judaizantes na primeira hora da Igreja.

Como descendiam de Abraão segundo a carne, esses tais discípulos de Jesus consideravam-se acima não somente dos gentios que viviam longe da fé, mas também acima de qualquer discípulo não judeu partícipe da mesma fé. Diziam eles: «Nós somos descendentes de Abraão» (Jn 8,33); «nosso pai é Abraão» (v. 39); «só temos um pai, Deus» (v. 41). Apesar de serem discípulos de Jesus, temos a impressão de que Jesus nada representava para eles, nada acrescentava ao que já possuíam. Mas é aí mesmo que se encontra o grande erro de todos eles. Os verdadeiros filhos não são os descendentes segundo a carne, mas os herdeiros da promessa, isto é, aqueles que crêem (cf. Rom 9,6-8). Sem a fé em Jesus não é possível que alguém alcance a promessa de Abraão. Assim sendo, entre os discípulos, "não há judeu ou grego; não há escravo ou livre; não há homem ou mulher", porque todos são irmãos pelo batismo (cf. Gal 3,27-28).

Não nos deixemos seduzir pelo orgulho espiritual. Os judaizantes se consideravam superiores aos outros cristãos. Não é necessário falar, aqui, dos irmãos separados. Mas pensemos em nós mesmos. Quantas vezes alguns católicos se consideram melhores do que os outros católicos porque seguem este ou aquele movimento, porque observam esta ou aquela disciplina, porque obedecem a este ou àquele uso litúrgico. Uns, porque são ricos; outros, porque estudaram mais. Uns, porque ocupam cargos importantes; outros, porque vêm de famílias nobres. «Gostaria que cada um sentisse a alegria de ser cristão... Deus guia a sua Igreja, a apoia mesmo e sobretudo nos momentos difíceis» (Bento XVI).

Hodie, Dominus dura voce compellat Iudaeos. Non quoslibet Iudaeos, sed eos plane, qui fidem amplecti sunt: Iesus locutus est “ad Iudaeos, qui crediderunt ei” (v. 31). Agitur, sine ulla dubitatione, de ineuntibus illis difficultatibus, quas christiani sic dicti iudaizantes attulerunt ad primam Ecclesiae horam.

Quia, secundum carnem, ab Abraham orti erant, tales Iesu discipuli arbitrabantur se non modo excellere gentibus, verum etiam cuicumque discipulo, eiusdem fidei participi, antecedere. “Semen, aiebant hi, Abrahae sumus” (v. 33); “pater noster Abraham est” (v. 39); “unum patrem habemus Deum” (v. 41). Licet essent discipuli Iesu, ipse Iesus tamen videbatur nihil eis praestare, nihil addebat ad illam rem quam putabant se habere. Sed certe hic sedet maximus eorum et pessimus hominum error. Veri filii non sunt illi, qui secundum carnem oriuntur, sed promissionis heredes, id est, ii, qui credunt (cf. Ad Romanos 9,6-8). Qui credunt! Sine fide in Iesu nemo potest Abrahae adire promissionem. Iesus est semen illud Abrahae! Quam ob rem, inter discipulos, inter illos, inquam, qui credunt, “non est Iudaeus neque Graecus, non est servus neque liber, non est masculus et femina”, quia omnes sunt per baptismum fratres, omnes sunt semen Abrahae, omnes sunt heredes (cf. Ad Galatas 3,27-28).

Ne spiritali fallamur superbia! Iudaizantes putabant se ceteris omnibus excellere christianis. Opus non est, ut quid agatur modo de fratribus seiunctis. Nosmetipsos vero recogitemus. Haud raro catholici quidam arbitrantur se ceteris catholicis antecellere: aut quia sequuntur hunc aut illum coetum; aut quia hanc aut illam observant disciplinam; aut quia huic aut illi usui oboediunt liturgico. Alii, quia divites sunt; alii, quia multum litteris operam dederunt. Alii, quia maximis quibusdam funguntur muneribus; alii, quia nobili genere orti sunt. Quibus deest pietas quaedam erga Ecclesiam, deest amor unitatis. “Vellem quemque sentire laetitiam illam nominis christiani... Deus ducit Ecclesiam suam, sustinet etiam et praesertim in rebus adversis” (Benedictus XVI).

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