Nº 1345 05/03/2014
5697. Evangelho de 4ª Feira de Cinzas - (05-03-2014) - Jl 2, 12-18; Sl 50; 2Cor 5, 20-6, 2; Mt 6, 1-6.16-18 - Disse Jesus aos seus discípulos:“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
Recadinho: - Em que consiste ser humilde? - O exibicionismo está muito presente em nossas comunidades? - Procuro ser solidário com o próximo, ajudando-o a ouvir a voz de Deus que nos fala no íntimo do coração? - Que tipo de recompensa espero pelo bem que faço? - Quem me recompensará?
5698. Quaresma, que sejamos misericordiosos e agentes de misericórdia! - “Pedimos a graça do Espírito Santo que nos permita ser “tidos por pobres, nós que enriquecemos a muitos; por nada tendo e, no entanto, tudo possuindo” (2 Cor 6, 10). Que Ele sustente nossos propósitos e reforce em nós a atenção e solicitude pela miséria humana, para nos tornarmos misericordiosos e agentes de misericórdia. Com estes votos, asseguro a minha oração para que cada um que crê e cada comunidade eclesial percorra sempre frutuosamente o itinerário quaresmal e peço-vos que rezeis por mim. Que o Senhor vos abençoe e Nossa Senhora vos guarde!” (Papa Francisco, em sua Mensagem para a Quaresma de 2014)
5699. Disney inclui “casal” gay em programa infantil - Nos Estados Unidos, um grupo de pais de família elevou sua voz de protesto depois que a rede de televisão de programas infantis, Disney Channel, incluiu um “casal” de lésbicas em um episódio da série “Good Luck Charlie” (Boa Sorte Charlie). O episódio, divulgado no dia 27 de janeiro de 2014, mostra quando uma menina chega para
brincar na casa de Charlie, a protagonista, acompanhada de duas mulheres às quais apresenta como suas mães e os pais de Charlie não reagem, o que levou os críticos a dizerem que a série está “normalizando” a ideia dos pais do mesmo sexo. O grupo americano, “One Million Moms" (Um milhão de mães), de onde se trabalha para promover os valores nos meios de comunicação, assinalou que Disney “é o último lugar que um pai poderia imaginar para que seus filhos enfrentem temas que para eles são muito difíceis de entender”. “Temas maduros desta natureza estão sendo apresentados desde cedo e quando as crianças ainda são muito novas, além disso, é extremamente desnecessário. Disney deveria ocupar-se apenas de divertir e não de empurrar
uma agenda”, declararam.
5700. Mais duas missionárias brasileiras para o Haiti - No dia 04 de fevereiro de 2014, em Brasília, houve a Missa de envio de duas religiosas que estavam partindo para o Haiti em missão: Irmã Maria Câmara, da Congregação Serva da Santíssima Trindade, e irmã Ideneide do Rego, Carmelita da Divina Providência. No Haiti estão atuando em projetos de inclusão social e sobrevivência, por meio da colaboração em situações emergenciais. As religiosas permanecerão no país por três anos. O projeto de solidariedade surgiu logo após a tragédia do terremoto na capital haitiana. Trata-se de uma iniciativa da Conferência dos Bispos do Brasil e da Conferência dos Religiosos do Brasil. É um compromisso missionário da Igreja no Brasil com o Haiti.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.