Nº 1341 01/03/2014
5680. Evangelho de sábado (01-03-2014) - Tg 5, 13-20; Sl 140; Mc 10, 13-16 - Naquele tempo, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
Recadinho: - As crianças confiam cegamente em seus pais. Longe deles, sentem-se inseguras. Sua vida está segura nas mãos de Deus? - Confiar é o que devemos fazer diante de Deus: Será que confio realmente? - Procuro estar sempre junto de Deus? Sigo os caminhos que Ele pede de mim? - Procuro ouvir sua voz? - Confio em Deus e me coloco em suas mãos?
5681. Papa pede que famílias se unam em oração - Divulgada no dia 25 de fevereiro de 2014, o Papa Francisco enviou às famílias uma carta pedindo que todas rezem pelo próximo Sínodo dos bispos, que se realizará no Vaticano em outubro de 2014. Escreve o Papa: “Apresento-me à porta da vossa casa para vos falar de um acontecimento que vai realizar-se no Vaticano: trata-se da Assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos, convocada para discutir o tema “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”. Efetivamente, hoje, a Igreja é chamada a anunciar o Evangelho, enfrentando também as novas urgências pastorais que dizem respeito à família. Este importante encontro envolve todo o Povo de Deus: Bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos das Igrejas particulares do mundo inteiro, que participam ativamente, na sua preparação, com sugestões concretas e com a ajuda indispensável da oração. O apoio da oração é muito necessário e significativo, especialmente da vossa parte, queridas famílias; na verdade, esta Assembleia sinodal é dedicada de modo especial a vós, à vossa vocação e missão na Igreja e na sociedade, aos problemas do matrimônio, da vida familiar, da educação dos filhos, e ao papel das famílias na missão da Igreja”.
5682. Sínodo Ordinário e Encontro Mundial das Famílias - Em 2015 teremos a Assembleia ordinária do Sínodo sobre a família e o Encontro Mundial das Famílias, em Filadélfia, Estados Unidos da América. Por isso, escreve o Papa Francisco, “peço-vos para invocardes intensamente o Espírito Santo, a fim de que ilumine os Padres sinodais e os guie na sua exigente tarefa. Como sabeis, a esta Assembleia sinodal extraordinária, seguir-se-á, um ano depois, a Assembleia ordinária, que desenvolverá o mesmo tema da família. E, neste mesmo contexto, realizar-se-á o Encontro Mundial das Famílias, na cidade de Filadélfia, em Setembro de 2015. Por isso, unamo-nos todos em oração para que a Igreja realize, através destes acontecimentos, um verdadeiro caminho de discernimento e adote os meios pastorais adequados para ajudarem as famílias a enfrentar os desafios atuais com a luz e a força que provêm do Evangelho”.
5683. Encontro familiar - “O evangelista Lucas conta que Nossa Senhora e São José, de acordo com a Lei de Moisés, levaram o Menino ao templo para oferecê-Lo ao Senhor e, nessa ocasião, duas pessoas idosas, Simeão e Ana, movidas pelo Espírito Santo, foram ter com eles e reconheceram em Jesus o Messias (Lc 2, 22-38). Simeão tomou-O nos braços e agradeceu a Deus, porque tinha finalmente “visto” a salvação; Ana, apesar da sua idade avançada, encheu-se de novo vigor e pôs-se a falar a todos do Menino. É uma imagem bela: um casal de pais jovens e duas pessoas idosas, reunidos devido a Jesus”. (Papa Francisco, 02/fevereiro/2014)
5684. Jesus faz com que as gerações se encontrem e se unam! - “Jesus faz com que as gerações se encontrem e se unam! Ele é a fonte inesgotável daquele amor que vence todo o isolamento, toda a solidão, toda a tristeza. No vosso caminho familiar, partilhais tantos momentos belos: as refeições, o descanso, o trabalho em casa, a diversão, a oração, as viagens e as peregrinações, as ações de solidariedade... Todavia, se falta o amor, falta a alegria; e Jesus é quem nos dá o amor autêntico: oferece-nos a sua Palavra, que ilumina a nossa estrada; dá-nos o Pão de vida, que sustenta a labuta diária do nosso caminho. Queridas famílias, a vossa oração pelo Sínodo dos Bispos será um tesouro precioso que enriquecerá a Igreja. Eu vo-la agradeço e peço que rezeis também por mim, para que possa servir o Povo de Deus na verdade e na caridade!” (Papa Francisco, 02/fevereiro/2014)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.