Nº 1337 25/02/2014
5662. Evangelho de 3ª feira (25-02-2014) - Tg 4, 1-10; Sl 54; Mc 9, 30-37 - Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: “Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.
Recadinho: - Há competição em nosso meio? - E a inveja? - Procuramos em primeiro lugar ser o melhor no servir? - Reconhecemos, valorizamos e divulgamos as qualidades de nossos irmãos? - Há pessoas que vivem a humildade de modo invejável. Pense em alguém que seja assim.
5663. Na Polônia, jejum e oração em favor da Ucrânia - Apelo lançado pela Conferência dos Bispos da Polônia convida a população a fazer do dia 28 de fevereiro de 2014 um dia especial de oração e jejum em solidariedade ao povo ucraniano neste momento particularmente difícil. Cresce cada vez mais o número de mortes no país, causadas por confrontos entre manifestantes e a polícia. No convite à participação, assim se expressaram os bispos: "Pedimos ao Bom Deus que a convocação para a oração em solidariedade conduza a uma resolução pacífica deste dramático conflito. Unimo-nos em um abraço fraterno, em memória das vítimas e suas famílias, e queremos expressar nossa proximidade e oração". As manifestações contra o Governo ucraniano começaram em novembro de 2013, depois que o Presidente Viktor Yanukovich cedeu à pressão da Rússia e desistiu de um tratado comercial com a União Europeia, preferindo a ajuda financeira do Kremlin. A Conferência das Igrejas Europeias faz um apelo a todas as partes a agirem rapidamente para acabar com as tensões e encontrar uma solução pacífica para a crise atual. A Conferência das Igrejas Europeias é um organismo ecumênico que reúne 115 Igrejas de tradições ortodoxa, protestante e anglicana de todos os países europeus.
5664. A riqueza é um bem se ajuda os outros! - “Há uma ligação original entre lucro e solidariedade, uma circularidade fecunda entre ganho e dom, que o pecado tende a desfazer e ofuscar. A missão dos cristãos é redescobrir, viver e anunciar a todos esta preciosa e originária unidade entre lucro e solidariedade. O mundo ocidental identifica pobreza com a ausência de poder econômico e dá um significado negativo a esta situação. O dinheiro é, em si, um instrumento bom, mas pode voltar-se contra o homem! O dinheiro e o poder econômico, de fato, podem ser um meio que afasta o homem do homem, confinando-o num horizonte egocêntrico e egoísta. Quando os bens disponíveis são usados não apenas para as próprias necessidades, acabam por multiplicar-se e levam muitas vezes a um fruto inesperado. Temos que dar atenção à pobreza que não está ligada à economia. Todos os seres humanos dependem de algo ou de alguém! Podemos viver isto como um enfraquecimento do viver ou como uma possibilidade, como um recurso para fazer um mundo em que ninguém pode ser menos do que o outro, em que todos nós somos úteis e valiosos para todos, cada um à sua maneira!” (Papa Francisco, assinando o prefácio do novo livro, lançado hoje, 25 de fevereiro de 2014, intitulado “Pobre para os pobres. A missão da Igreja” do Cardeal Gerhard Müller, Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, no qual desafia os cristãos a redescobrir a ligação entre lucro e solidariedade).
5665. Religiosa comemorou 107 anos de vida em Missa com o Papa - No dia 20 de fevereiro de 2014, Irmã Cândida Belloti, a religiosa mais anciã do mundo, celebrou seus 107 anos de vida participando da Missa celebrada pelo Papa Francisco na Domus Santa Marta, no Vaticano. Depois da Missa, as homenagens à Irmã Cândida continuaram em sua família religiosa, a Ordem dos Camilianos, na Casa Generalícia de Roma. A irmã pertence à Congregação das Ministras dos Enfermos de São Camilo de Lellis. Nasceu em Quinzano, na província da Verona (Itália). Por toda a vida serviu em hospitais de diversas cidades da Itália como enfermeira profissional. Reside em Lucca (Toscana, Itália), desde 2000.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.