Nº 1336 - 24/02/2014
5659. Evangelho de 2ª feira (24-02-2014) - Tg 3, 13-18; Sl 18; Mc 9, 14-29 - Descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles. Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” Alguém da multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”. Jesus disse: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca. Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.
Recadinho: - Dou-me conta de que muitas vezes as coisas do mundo querem dominar meu espírito? - Que atitude tomo diante de tais situações? - Em situações complicados, lembro-me em primeiro lugar de pedir as luzes de Deus? - Lembro-me sempre de que o importante não é viver sem problemas, mas ter fé para superá-los? - Busco forças na oração?
5660. Metade das TVs católicas estão na América Latina - Informações divulgadas no dia 19 de fevereiro de 2014 relatam que na América Latina vivem 42% dos católicos do mundo, cerca de 500 milhões de pessoas. É o “continente-pulmão” para a Igreja e onde se concentra metade das TVs católicas do mundo: duzentas. Em cada uma trabalha uma média de 50 funcionários, a maioria entre 26 e 45 anos. Deles, 66% são retribuídos, enquanto os demais são voluntários. Os programas mais vistos são os de ensinamentos religiosos e transmissões litúrgicas. Quanto à situação econômica, 43% das entradas vêm por meio de publicidade e serviços como aluguel de estúdios e venda do tempo de transmissão; 25% são produto de doações; 53% dos conteúdos são de produção própria, “o que atribui uma identidade mais local às estações”. A maior parte da produção são “talk shows” em estúdios, entrevistas, depoimentos e palestras. A pesquisa indica que “a TV Católica na América Latina apresenta hoje um panorama nada estático e, sob muitos ângulos, surpreendentemente novo. É sem dúvida um terreno preparado para receber apoio, gerar cooperação e instâncias de formação e crescimento”.
O estudo foi feito pela produtora argentina Buena Nueva Comunicación e a Catholic Radio & Television Network da Alemanha.
O estudo foi feito pela produtora argentina Buena Nueva Comunicación e a Catholic Radio & Television Network da Alemanha.
5661. Santuário de Porto Alegre é Monumento Arquitetônico e Religioso - Em 1º de janeiro de 2014, o Santuário Arquidiocesano Mãe de Deus, dedicado à padroeira da Arquidiocese, foi declarado Monumento Arquitetônico e Religioso da capital gaúcha. O Prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, participou da 26ª edição da Romaria de N. Sra. Mãe de Deus, no dia 1º de janeiro de 2014, quando sancionou a lei. Também assinaram o documento de forma simbólica o arcebispo, Dom Jaime Spengler, e o vereador João Carlos Nedel, proponente da lei. O Santuário é um dos pontos turísticos e religiosos mais conhecidos de Porto Alegre (RS) e está sob a responsabilidade dos Missionários Redentoristas. Seu Reitor, P. José Ribeiro Novais, lembrou que a declaração do Santuário como monumento da cidade era um desejo antigo da Igreja. Localiza-se na zona Sul de Porto Alegre (RS). Foi construído por iniciativa do então arcebispo Dom João Cláudio Colling. Seu projeto é de 1987, a pedra fundamental foi lançada em 16 de agosto de 1992 e a obra finalizada em junho de 2000. O Santuário foi consagrado pelo arcebispo de Colônia (Alemanha), Cardeal Joachim Meisner. Quando o missionário jesuíta, P. Roque Gonzales, em 1626, chegou à região, batizou a localidade com o nome indígena de "Tupanciretan", que significa "Terra da Mãe de Deus". Este foi o primeiro nome dado, em 18 de janeiro de 1773, ao hoje Estado do Rio Grande do Sul.
Padre Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.