Nº 1308 27/01/2014
5549. Evangelho de 2ª feira (27-01-2014) - Sta. Ângela Merici - 2Sm 5, 1-7.10; Sl 88; Mc 3, 22-30 - Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que Jesus estava possuído por Beelzebul e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então, Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém
pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.
pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.
Recadinho: Ao nosso redor há pobres e humildes que são explorados? - Pode acontecer de o orgulho nos impedir de ver qualidades em nosso próximo? - Reconhecemos o bem que vemos nos outros? - Procuro colocar meus talentos a serviço do bem comum? - Sou solidário e fraterno para com todos?
5550. Medjugorje: verdadeiras aparições ou não?! - Medjugorje é uma pequena aldeia da Bósnia - Herzegóvina, que se converteu em um lugar onde milhões de pessoas peregrinam, atraídos pelas possíveis aparições da Virgem Maria a seis videntes. No fim de junho de 1981, um grupo de meninos e meninas (Mirjana Dragicevic Soldo, Ivanka Ivankovic-Elez, Marija Pavlovic Lunetti, Vicka Ivankovic, Ivan Dragicevic e Jakov Colo) afirmou que tinham visto uma bela jovem e que esta lhes confiava mensagens. A partir daí, segundo eles, as aparições foram se repetindo até o dia de hoje. Seria a Virgem Maria, aparecendo desde 1981, com mensagens a eles, videntes, à paróquia de Medjugorje, à Igreja e à Humanidade. Em 17 de março de 2010, a Congregação para a Doutrina da Fé nomeou uma comissão para estudar o assunto, que iniciou seus trabalhos no dia 26 de março de 2010. No dia 17 de janeiro de 2014, a comissão internacional de investigação sobre Medjugorje realizou sua última reunião, redigindo um relatório final que é o resultado de quase quatro anos de trabalhos de uma equipe formada por teólogos, médicos, psicólogos, mariólogos e líderes da Igreja Bósnia e Croata, liderada pelo Cardeal Camillo Ruini, e da qual fizeram parte cinco croatas que, como locais, acompanharam os acontecimentos desde seu início, em 1981: o Cardeal Vinko Puljic, Arcebispo de Sarajevo; o Cardeal Josip Bozanic, Arcebispo de Zagreb; P. Mijo Nikic, Doutor em Psicologia; P. Franjo Topic, Doutor em Teologia e Historiador; e a irmã Veronika Nela, Doutora em Medicina e professora de Teologia na Universidade Católica de Rijeka (Croácia). O trabalho da Comissão incluiu entrevistas e exames médicos com os seis supostos videntes de Medjugorje, em Roma, e com outras pessoas próximas à história, como P. Joz
o Zovko. As conclusões dos estudos sobre o tema estão agora nas mãos do Papa Francisco.
5551. Medjugorje: a posição atual oficial da Igreja - Até o momento, a posição oficial da Igreja tem sido a manifestada no pronunciamento oficial dos Bispos da antiga Iugoslávia, de 10 de abril de 1991, que alerta: “Sobre as bases da investigação feita, não é possível estabelecer que aconteceram aparições ou revelações sobrenaturais em Medjugorje". Por conseguinte, em novembro de 2013 o recém-eleito Cardeal Gerhard Muller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, alertou os bispos dos Estados Unidos sobre o comunicado efetuado pelo Núncio Apostólico dos Estados Unidos, Dom Carlo María Viganó: "Os clérigos e os fiéis não estão autorizados a participar de reuniões, conferências ou celebrações públicas durante as quais se deem por supostas as aparições de Medjugorje”.
5552. Que a humanidade seja servida pela riqueza e não governada por ela! - “Peço a todos que façam de modo que a humanidade seja servida pela riqueza e não governada por ela, na ótica de uma abordagem ética que seja verdadeiramente humana, levada avante por pessoas de grande honestidade e integridade, guiadas por altos ideais de equidade, generosidade e cuidado pelo autêntico desenvolvimento da família humana”. (Papa Francisco, em 20/janeiro/2014, em mensagem à 44ª edição, do Fórum de Davos, na Suíça)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.