Nº 1306 25/01/2014
5540. Evangelho de sábado - Conversão de S. Paulo (25-01-2014) - At 22, 3-16 (ou At 9, 1-22); Sl 116; Mc 16, 15-18 - Jesus se manifestou aos onze discípulos e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
Recadinho: - Você anuncia o Evangelho? - Como? - Lembra-se que vale mais o testemunho que as belas palavras? - Considera sua missão de anunciar uma honra ou uma tarefa? - Procura agir com simplicidade e humildade?
5541. Percurso religioso ligará Santuário da Piedade (MG) à Aparecida (SP) - No dia 12 de dezembro de 2013, em solenidade no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, foi apresentada a primeira placa de sinalização do Caminho Religioso da Estrada Real. O Caminho ligará o Santuário da Padroeira de Minas ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Até abril de 2014, está prevista a instalação de 1.771 totens de sinalização para indicar o caminho a ser seguido pelos peregrinos. Em cerimônia de apresentação da primeira placa, foram assinados convênios com as prefeituras para formalizar parcerias visando à estruturação física do trajeto. O Caminho Religioso da Estrada Real abrange 86 municípios, sendo 37 localidades na Rota Principal e 49 localidades na área de influência do projeto, possuindo aproximadamente 1.033 quilômetros. Os peregrinos poderão percorrer o caminho a pé, de bicicleta ou a cavalo. Para proporcionar maior segurança e conforto aos peregrinos, o caminho contará com pontos de apoio para descanso durante o trajeto. Serão também disponibilizados mapas e guias. Os romeiros poderão retirar passaportes de realização do percurso para preencher com carimbos conseguidos ao longo do trajeto, a fim de gerar um certificado de conclusão da Rota Religiosa conforme o número de carimbos obtidos. Os passaportes estarão disponíveis nas paróquias dos municípios que fazem parte do Caminho. Os totens de sinalização, além de indicar os caminhos, ajudarão também a identificar a infraestrutura existente no trajeto, tais como hotéis, pousadas e restaurantes.
5542. Sejamos portadores de esperança - “Somos discípulos Daquele que veio, vem a cada dia e virá no final. Se conseguirmos ter esta realidade mais presente, seremos menos fadigados no cotidiano, menos prisioneiros do efêmero e mais dispostos a caminhar com coração misericordioso pelo caminho da salvação. À espera de seu Reino, levemos esta esperança também aos outros, a fim de que sintam a proximidade e o amor de Deus!” (Papa Francisco, 04/dezembro/2013)
5543. Cuidado com palavras cristãs sem Cristo! - “Uma palavra é forte, dá vida, pode ir em frente, pode resistir a todos os ataques, se tem suas raízes em Jesus Cristo. Uma palavra cristã que não tem suas raízes vitais na vida de uma pessoa, em Jesus Cristo, é uma palavra cristã sem Cristo! E as palavras cristãs sem Cristo enganam, fazem mal! Uma palavra cristã sem Cristo leva à vaidade, à segurança de si mesmo, ao orgulho e ao poder pelo poder”. (Papa Francisco, 05/dezembro/2013)
5544. Cuidado com a vaidade e o orgulho! - “Dizem Ana, mãe de Samuel, e Maria, no Magnificat: o Senhor derrubou a vaidade, o orgulho daquelas pessoas que acreditam ser rocha. O Senhor humilha essas pessoas que só vão atrás de uma palavra, até mesmo uma palavra cristã, mas pronunciada sem o relacionamento com Jesus Cristo, sem a oração com Jesus Cristo, sem o serviço a Jesus Cristo e sem o amor a Jesus Cristo. O Senhor nos diz hoje para construir a nossa vida sobre esta rocha e a rocha é Ele. Fará bem a nós fazer um exame de consciência, para entender como são as nossas palavras, se são palavras que se consideram potentes, ou se são palavras com Jesus Cristo. Refiro-me às palavras cristãs, porque quando não há Jesus Cristo, até mesmo essas palavras causam divisão na Igreja”. (Papa Francisco, 05/dezembro/2013)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.