Nº 1254 - 04/12/2013
5323. Evangelho de 4ª feira (04-12-2013) - S. João Damasceno - Is 25, 6-10a; Sl 22; Mt 15, 29-37 - Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”. Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. Todos comeram, e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
Recadinho: - Todos comeram e ficaram satisfeitos! Você se alimenta da Eucaristia? - Ela o deixa satisfeito? De quê? Das coisas de Deus? Ou tão somente das coisas do mundo? - Tem consciência da importância da Eucaristia em sua vida? - Prepara-se bem para a Eucaristia? - A Missa dominical é essencial. Tem consciência disso?
5324. Austrália realiza Primeiro Festival Católico da Juventude - De 05 a 07 de dezembro de 2013, na Universidade Católica da cidade de Melbourne, na Austrália, realiza-se o Primeiro Festival Católico da Juventude, com a participação de mais de 3 mil pessoas entre 9 e 25 anos. O lema escolhido pela Conferência dos Bispos da Austrália é: “O Espírito do Senhor está sobre mim”, versículo do Evangelho de S. Lucas. Anunciado em setembro do ano passado, o evento foi apresentado por Dom Anthony Colin Fisher, Bispo de Parramatta e responsável pela pastoral jovem da Conferência dos Bispos da Austrália, que explicou: “Esta é uma oportunidade dada aos jovens de encontrar Cristo através da Igreja e, para os bispos, uma ocasião de escutar e compartilhar as problemáticas e preocupações do mundo juvenil”
5325. Ano da Vida Consagrada em 2015! - No dia 29 de novembro de 2013, num encontro de três horas com os membros da União dos Superiores Gerais (que de 27 a 29 de novembro realizou sua 82ª assembleia, em Roma), em conversa fraterna e cordial, com perguntas e respostas, o Papa Francisco informou que 2015 será dedicado à Vida Consagrada. Frisou o Papa que os religiosos "são homens e mulheres que podem despertar o mundo. A Vida Consagrada é profecia. Deus nos pede que deixemos o ninho que nos acolhe e que saiamos aos limites do mundo evitando a tentação de submetê-los. Esta é a forma mais eficaz de imitar o Senhor". Mencionou os quatro pilares da formação: espiritual, intelectual, comunitário e apostólico. É imprescindível evitar qualquer forma de hipocrisia e de clericalismo através de um diálogo franco e aberto sobre todos os aspectos da vida. "A formação é uma tarefa artesanal, não um trabalho de polícia", destacou, e seu objetivo é "formar religiosos que tenham um coração terno e não ácido como o vinagre. Todos somos pecadores, mas não corruptos. Temos que aceitar os pecadores, não os corruptos!" Ao concluir, o Papa agradeceu: "Obrigado, pelo que fazem e pelo seu espírito de fé e de serviço. Obrigado pelo seu testemunho e também pelas humilhações pelas quais têm que passar!"
5326. Colômbia: FARC “autorizam” missa mas só aos domingos! - Um certo diálogo começa a surgir entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o governo. No dia 28 de novembro de 2013, houve mais uma tentativa de diálogo que pretende chegar a um acordo de paz. Na região de Putumayo, no sul do país, as Forças Revolucionárias permitem que as igrejas possam abrir suas portas somente aos sábados e domingos, e os sacerdotes podem, portanto, celebrar a Missa. Mas somente nesses dois dias!
Na parte rural, porém, as igrejas ficam fechadas a semana toda. Durante a longa história do conflito armado, as hostilidades da guerrilha e de outros grupos em relação à Igreja foram constantes, todavia, este problema aumentou nos últimos meses.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.