Nº 1276 - 26/12/2013
5412. Evangelho de 5ª feira (26-12-2013) - Sto. Estêvão - At 6, 8-10 e 7, 54-59; Sl 30; Mt 10, 17-22 - Jesus disse aos seus apóstolos: “Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar, esse será salvo.
Recadinho: - Jesus alerta seus discípulos para que tomem cuidado com os homens! Hoje não é diferente! Procuro tomar cuidado, estar atento, mas não renegar minha fé? - Tenho consciência de que o Espírito Santo está comigo? Rezo pedindo sua presença? - É evidente que o espírito do mal nos assusta. Procuro colocar sempre minha vida nas mãos de Deus? - Procuro fazer minha parte para que haja paz e harmonia? - Contribuo para que haja compreensão e amor em família?
5413. O que desejamos do e no Natal? - Tempos atrás, a famosa revista Stern, da Alemanha, na época do Natal fez uma pesquisa perguntando aos alemães o que eles gostariam no e do Natal. Os quatro primeiros desejos expressos foram: 89% responderam: “Eu gostaria de estar junto com a família”; 54% responderam: “Eu me alegro com o encontro com os amigos, parentes e conhecidos”; 37% responderam: “O importante para mim é a celebração do nascimento de Jesus Cristo e a participação no culto”; e 21% responderam: “Para mim o mais importante são os presentes de Natal”. Sobre a pesquisa, comentou Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas (RS): “Chama a atenção que as duas primeiras respostas atendem uma necessidade bem humana: conviver com outras pessoas, sejam familiares, amigos e conhecidos. No mundo europeu, onde o progresso e o desenvolvimento deram passos gigantescos, o lado humano continua sendo a grande necessidade de realização. Nós somos mais humanos quanto mais convivemos com os outros. No dia a dia da vida, correndo atrás apenas do mero progresso e desenvolvimento material, acabamos nos desumanizando. E conviver com o outro na paz, na justiça, na solidariedade, no perdão, na promoção, só é possível quando tivermos consciência que cada outro é um Jesus Cristo encarnado”.
5414. A humanidade anda vazia! - “Apesar de tantos presentes, a humanidade anda vazia! O que preenche a pessoa humana é o grande presente, Jesus Cristo, enviado por Deus-Pai e encarnado na nossa história na gruta de Belém, do qual todos os outros presentes são mera expressão”. (Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas (RS)
5415. Como nós brasileiros nos posicionamos diante do Natal? - “Somos considerados o país mais católico do mundo. Mas será que somos verdadeiramente cristãos? Os cristãos, como o próprio nome diz, colocam Jesus Cristo acima de tudo. Logo, Natal deveria ser em primeiro lugar a celebração do nascimento de Jesus Cristo e essa acontecendo nas celebrações eucarísticas natalinas nas comunidades cristãs. Afinal, Jesus nasce como? Especialmente em cada Eucaristia celebrada e participada. O resto é extensão disso!” (Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas (RS)
5416. Papa Francisco às crianças: "Jesus quer ser seu amigo" - “O Natal é justamente a festa da presença de Deus que veio nos salvar. O nascimento de Jesus não é uma fábula, é uma história que aconteceu de verdade, em Belém, dois mil anos atrás. No Natal, revivemos a mesma experiência dos pastores de Belém, felizes com a fidelidade e a ternura do amor infinito com o qual Deus nos circunda. Junto com tantos pais e mães que se sacrificam todos os dias, junto com as crianças, com os doentes e os pobres, nós festejamos. Jesus quer lhe ser amigo. Transmitam a alegria desta amizade às suas casas, paróquias, escolas, amigos. E que estejam sempre prontos a dar uma mão a quem precisa,
sem julgar os outros e sem falar mal!” (Papa Francisco, 20/dezembro/2013, em encontro com 50 membros da Ação Católica Juvenil de várias dioceses da Itália que neste ano teve como slogan “Descobrir Jesus como presença amiga em nossa vida”, e o título, “Não há brincadeira sem você”)
sem julgar os outros e sem falar mal!” (Papa Francisco, 20/dezembro/2013, em encontro com 50 membros da Ação Católica Juvenil de várias dioceses da Itália que neste ano teve como slogan “Descobrir Jesus como presença amiga em nossa vida”, e o título, “Não há brincadeira sem você”)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.