N º 1273 - 23/12/2013
5400. Evangelho de 2ª feira (23-12-2013) - Ó Emanuel! - S. João Câncio - Ml 3, 1-4.23-24; Sl 24; Lc 1,57-66 - Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João! ” Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome!” No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.
Recadinho: - O nascimento de João foi motivo de muita festa! O que significa para mim a data de meu nascimento? - A propósito de nascimento, o que significa o Batismo que recebi um dia? - Deixo que a mão de Deus me ampare na caminhada da vida? - Peço a Deus que me ajude para que possa abrir meus olhos para que eu veja e valorize suas maravilhas? - Sirvo-me de minha língua para anunciar as maravilhas de Deus?
5401. Papa Francisco, o Mestre! - Francisco é o Homem do Ano 2013. Continua a surpreender. Recém-eleito, anunciou que não iria morar no Palácio, preferindo um quarto de 50 m2, no simples albergue dentro do Vaticano, a chamada Casa Santa Marta. Ali toma as refeições, como os outros hóspedes: levanta-se, vai ao bufê e se serve sozinho. Há uma mesa reservada para ele. Mas... o Papa senta-se de surpresa num lugar vago, em outras mesas, para conversar com os outros. Usa sapatos pretos e simples. Sai do Vaticano com um carro modelo básico e dispensa a corte. Dedica horas cumprimentando, abraçando e beijando pessoas de todas as idades em seus encontros com o povo, nas audiências de quarta-feira. Gosta mais deste contato do que de ler discursos. Cobre as crianças quando pensa que têm frio, dá a chupeta aos bebês quando choram, consola os doentes se sofrem. Francisco se preocupa com a nossa vida cotidiana na terra como com a vida eterna e a salvação de cada um de nós. Misericórdia e caridade, palavras-chaves que, mais que citadas, são praticadas por ele. Seu estilo prevê atenção ao próximo, saber ouvir, olhar nos olhos, transmitir sua ternura. Porque, como ele mesmo diz, “é assim que deve ser a Igreja: dar carinho, cuidar e abraçar!” (Síntese de um texto do Cardeal Frei Cláudio Hummes)
5402. Papa Francisco recebeu jogadores argentinos - No dia 18 de dezembro de 2013, o Papa Francisco recebeu no Vaticano uma delegação do Clube San Lorenzo, do qual é sócio e torcedor, e que venceu o campeonato argentino no dia 15 de dezembro/2013. Durante o encontro, que durou pouco mais de meia hora, o Papa falou sobre a importância que o San Lorenzo teve em sua vida, sobretudo quando era criança. A taça de campeão e as luvas do goleiro Sebastian Torrico foram doadas ao Papa. Possivelmente serão destinadas aos Museus Vaticanos. Os jogadores deram também uma camisa do time ao Papa Francisco com a escrita: "Francisco campeão". Por sua vez, o Papa entregou aos jogadores uma imagem de Nossa Senhora que será colocada no estádio do time, na capital argentina. Quando era pequeno, Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco, ia ao campo esportivo do Clube San Lorenzo e, quando ainda era Arcebispo de Buenos Aires (Argentina), continuou sendo sócio e celebrando Missas e confessava jogadores. O time foi fundado pelo P. Lorenzo Massa, sacerdote salesiano que foi designado para morar no perigoso bairro de Almagro. Quando viu a paixão dos jovens pelo futebol, decidiu reuni-los, resgatando alguns deles das garras da delinquência. O apelido de "corvos" do Clube San Lorenzo tem sua origem em que os vizinhos da zona exclamavam "aí vêm os corvos" quando chegavam os jogadores do clube, em alusão à batina do Padre Massa, que os acompanhava em seus treinos.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.