N º 1272 - 22/12/2013
5397. Evangelho de domingo 4º Advento - Ó Rei das nações! (22-12-2013) - Is 7, 10-14; Sl 23; Rm 1, 1-7; Mt 1, 18-24- A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.
Recadinho: - Já é Natal em seu coração? - Sua presença é a presença de Cristo em seu mundo? - Você deixa Cristo renascer em sua vida? - O que sua comunidade faz de especial neste tempo? - Que significa José para você?
5398. Revista Time escolheu o Papa como “Personalidade do Ano” 2013 - No dia 11 de dezembro de 2013, a revista Time anunciou o Papa Francisco como a "Personalidade do Ano" 2013, um dos rankings mais esperados pela opinião pública americana e o mais popular em nível mundial. Ao difundir a capa de seu último número deste ano com uma ilustração do Papa, a revista fundamentou sua eleição explicando que o primeiro Pontífice latino-americano com “o foco na compaixão” tornou- se a “nova voz da consciência". A editora da revista, Nancy Gibbs, explica que desde sua chegada ao Vaticano, o Papa Francisco mudou "o tom, a percepção e o enfoque de uma das maiores instituições do mundo". "Raramente um novo jogador no cenário mundial captou tanta atenção tão rápido, de jovens e idosos, crentes e céticos, como o Papa Francisco. Em seus nove meses no cargo, instalou-se bem ao centro dos temas principais de nossa época: a riqueza e a pobreza, o justo e a justiça, transparência, modernidade, globalização, o papel da mulher, a natureza do matrimônio, as tentações do poder", entre outros mencionados por Gibbs. O último personagem representativo dos católicos a ser eleito Personalidade do Ano por Time foi o Beato João Paulo II, em 1994. Anteriormente, em 1962, o Beato João XXIII também obteve o título e em 1981 o católico polonês Lech Walesa recebeu a distinçã
o. No ano passado, Time escolheu o Presidente Barack Obama.
5399. Papa recebe Prêmio internacional como "Comunicador Global" - No dia 13 de dezembro de 2013, o Papa Francisco recebeu um reconhecimento extraordinário como “Comunicador Global”, por ocasião da premiação dos vencedores da IV Edição do Prêmio Jornalístico Internacional “Argil: homem europeu”. A cerimônia se deu no “Espaço Europa”, em Roma, local de uma Representação da Comissão Européia, onde a Juria do Prêmio quis prestar homenagem a uma “Personalidade de relevo Mundial”. Eis o motivo apresentado pelos organizadores do Prêmio sobre o reconhecimento extraordinário do Papa como “Comunicador Global”: “Em apenas dez meses, Papa Francisco revolucionou o estilo de comunicação do Pontificado: instantaneidade, espontaneidade, sinceridade, convicção! A sua comunicação é global: Papa Francisco fala a todos, não tem preferências, porque todos precisam da sua palavra, que se transforma em mensagem.
Na sua comunicação, o Papa não gosta de utilizar intermediários: ele mesmo se torna comunicação, de forma direta e mediante seus gestos e espontaneidade. A sua mensagem universal é dirigida sobretudo às periferias existenciais do mundo. As suas viagens nacionais e internacionais testemunham esta força comunicativa, que é mais extraordinária que ordinária”. Um representante dos organizadores, a título extraordinário, apresentará a homenagem ao Papa durante uma oportuna audiência particular.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.