Nº 1252 - 02/12/2013
5315. Evangelho de 2ª feira (02-12-2013) - Is 4, 2 - 6; Sl 121; Mt 8, 5 - 11 - Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: “Vai!”, e ele vai; e a outro: “Vem!”, e ele vem; e digo a meu escravo: “Faze isto!, e ele o faz”. Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
Recadinho: - Será que damos chance a Jesus para que entre em nossa casa, em nosso coração? - Reconhecemos que sem ele nada podemos fazer? - É possível ter fé e não demonstrar um grande amor para com o próximo? - Tem consciência de que quanto mais voltarmos nossa atenção para com o próximo menores se tornarão nossos problemas? - Reflita sobre a frase: “Deus consertará um coração partido se lhe levarmos os pedaços!”
5316. Nepal: hinduístas e budistas na procissão de Cristo Rei! - No dia 23 de novembro de 2013, milhares de católicos, hinduístas e budistas do Nepal participaram da procissão de Cristo Rei, organizada pela Igreja católica em Katmandu para celebrar o encerramento do Ano da Fé! Com grande dedicação, a população aderiu ao evento interrompendo o trabalho a fim de participar da cerimônia, mesmo em meio ao clima de tensão que o país está vivendo devido às recentes eleições da Assembleia Constituinte. Padres, religiosos, religiosas, leigos e não cristãos caminharam rezando o terço e cantando hinos com velas, imagens de Jesus e postais com a bíblia. P. Pius Perumana, vigário da diocese, presidiu a procissão. Com bandeiras e faixas, participaram da celebração outras comunidades de Katmandu, inclusive as de Godavari, Baniyatar e Lubhu. Depois da queda da monarquia hinduísta em 2006, o Nepal testemunhou uma abertura gradual às outras religiões, antes perseguidas. Depois da subida ao poder dos maoístas, em 2008, vários grupos extremistas hindus realizaram atentados e ataques contra as minorias religiosas. O mais grave atingiu a igreja da Assunção em Katmandu, no dia 23 de maio de 2009, matando duas pessoas. Apesar de ser proibido o proselitismo, em 2012 o governo decidiu transformar o Natal em feriado nacional para reanimar o turismo, o que permitiu que os cristãos mostrassem imagens e decorações sagradas em lojas e no exterior de igrejas e casas, além de organizar procissões. Essa visibilidade levou muitos não cristãos a receberem o batismo. Os católicos nepaleses são hoje mais de 10.000. Eram 6.000 em 2006, ano da proclamação do estado laico no país.
5317. Marcha em defesa da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas - No dia 27 de novembro de 2013, em Brasília (DF), realizou-se a marcha em defesa da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Foi o marco do “Dia Nacional de Coleta de Assinaturas” e reuniu representantes de aproximadamente 60 entidades da sociedade civil que apoiam o projeto de lei de iniciativa popular. A ação, promovida pela Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas, foi coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e Plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema político.
Foi o primeiro passo de uma caminhada longa, mas necessária para o país, que é a coleta de assinaturas dos cidadãos, que está sendo realizada em todo o país. O objetivo é entregar o projeto à Câmara dos Deputados ainda em 2014. Serão necessárias aproximadamente 1,5 milhão de assinaturas.
5318. O cristão não pode lagartear-se em uma moleza moral! - “Não é possível ser cristãos mornos. Que o escreva São João no Apocalipse, ou o diga Bento XVI aos bispos do sínodo de 2012, o conceito é sempre o mesmo: o cristão não pode lagartear-se em uma moleza moral ou em escolhas entre um “talvez sim, talvez não”. Quem segue a Cristo é chamado a escolhas definitivas, a confiar em Deus também nas situações que estão no limite da resistência humana, seguindo o exemplo dos mártires que, com coragem e confiança, confiaram tudo ao Senhor, chegando muitas vezes a “ganhar” a morte!” (Papa Francisco, 25/novembro/2013)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.