Nº 1215 26/10/2013
5164. Evangelho de sábado (26-10-2013) - Rm 8, 1-11; Sl 23; Lc 13, 1-9 - Vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: “Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?” Ele, porém, respondeu: “Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás”.
Recadinho: - Em que consiste para você a conversão? - Procura examinar-se com freqüência para saber como está agindo? - Compreende que os sofrimentos deste mundo nada são em face à vida eterna? – Tem consciência de que não adianta se desesperar diante dos problemas desta vida? - Procura confiar em Deus?
5165. O Papa na Peregrinação das Famílias - Nos dias 26 e 27 de outubro/2013, em Roma, o Papa Francisco participará das duas jornadas do evento “Família, Viva a Alegria da Fé - Peregrinação das Famílias ao Túmulo de São Pedro no Ano da Fé”. O Papa dedicou dois números de sua encíclica “Luz da Fé” (“Lumen Fidei) à família. Ele estará presente em meio aos peregrinos na Praça de São Pedro na tarde de hoje, 26 de outubro/2013, e presidirá a Missa amanhã, domingo. Hoje, famílias de todo o mundo caminharão juntas, na alegria da fé, compartilhando histórias e experiências de vida familiar. Haverá uma marcha que irá da Praça do Povo (Piazza del Popolo), até à Praça de São Pedro.
5166. 10ª edição do Projeto Tietê Esperança Aparecida - No dia 23 de setembro de 2013, em Missa no Santuário Nacional de Aparecida, presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo, Dom Milton Kenan Júnior, deu-se início à 10ª edição do “Projeto Tietê Esperança Aparecida”. Idealizado em 2004, pelo P. Palmiro Carlos Paes, da Paróquia Bom Jesus dos Passos, do bairro Moinho Velho, São Paulo (SP), além de reverenciar N. Sra. Aparecida, o projeto, que conta com apoio de vários órgãos públicos da cidade de São Paulo, procura conscientizar a população sobre a importância de revitalizar o rio Tietê. Assim, há dez anos, P. Palmiro realiza uma peregrinação com uma imagem fac-símile de N. Sra. Aparecida, partindo pelo rio Tietê, desde sua nascente, em Salesópolis (SP), até à capital do Estado, onde chega, tradicionalmente, no dia 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, depois de ser acolhida e festejada nas cidades banhadas pelo rio. O ponto alto da manifestação se realizou com a missa presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo, Dom Milton Kenan Júnior, e concelebrada pelo Pároco da Paróquia Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, de São Paulo (SP) e concelebrada também pelo missionário redentorista P. José Geraldo Rodrigues, representando o Santuário Nacional.
A Imagem de Nossa Senhora chegou à Capital (Ponte do Piqueri, na região do bairro Moinho Velho), sendo em seguida conduzida em procissão para a praça onde houve a missa campal, finalizando mais uma promoção do projeto que espera, além de manifestar fé e devoção a Nossa Senhora, também conscientizar a população sobre a importância de despoluir o rio Tietê.
5167. Tietê, o rio que permanece na esperança! - Com 1.136 quilômetros, o rio Tietê corta todo o Estado de São Paulo, até chegar ao rio Paraná, na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul. Os índios o chamavam de “Anhembi” (aves hoje chamadas de anhumas), mas foi mudado para “Tietê, o rio das conquistas”. Era caminho dos bandeirantes nos séculos XVI-XVII. O rio nasce em Salesópolis (SP), a 22 quilômetros do Oceano Atlântico, mas corre para dentro do Estado. Ao longo do tempo, os rios foram abandonados, transformando-se em esgotos a céu aberto. A esperança é um dia se chegar a uma conscientização ecológica da população e ver nossos governos investindo em coleta e tratamento dos esgotos domésticos e industriais.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.