Nº 1166 07/09/2013
4938. Evangelho de sábado (07-09-2013) - Cl 1, 21-23; Sl 53; Lc 6, 1-5 - Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.
Recadinho: - Em que consiste seu repouso dominical? - Coloca realmente Deus no centro de tudo? - Será que nossa sociedade se preocupa com o tempo de descanso e tempo também para se dedicar a Deus? - Você considera realmente um dia santo e domingo como oportunidade de dedicar mais tempo a Deus, à Igreja? - É possível repousar e testemunhar sua fé?
4939. Jesus é a porta - “A alguém que lhe interpelou, no caminho para Jerusalém, sobre quantos seriam salvos, Jesus alertou: “Esforçai-vos para entrar pela porta estreita!”(Lc 13, 23). Ele indica assim qual é o caminho da salvação. Mas qual é a porta pela qual devemos entrar? A imagem da porta aparece várias vezes no Evangelho e evoca aquela da casa, do lar doméstico, onde encontramos segurança, amor, calor. Jesus nos diz que existe uma porta que nos faz entrar para a família de Deus, no calor da casa de Deus, da comunhão com Ele. Esta porta é o próprio Jesus. Ele é a passagem para a salvação. Ele nos conduz ao Pai”. (Papa Francisco, 25/agosto/2013)
4940. Jesus: porta sempre aberta - “A porta, que é Jesus, nunca está fechada, está sempre aberta a todos, sem distinção, sem exclusão, sem privilégios. Porque, vocês sabem, Jesus não exclui ninguém. Alguém entre vocês poderia me dizer: “Mas, Padre, eu sou excluído porque sou um grande pecador: fiz coisas erradas, fiz tantas coisas erradas, na vida...”. Não! Você não está excluído. E precisamente por isto é o preferido, porque Jesus prefere o pecador, sempre. Para perdoá-lo, para amá-lo... Jesus está esperando você para o abraçar, para perdoar... Não tenha medo. Ele espera por você. Tenha ânimo, tenha coragem para entrar pela sua porta”. (Papa Francisco, 25/agosto/2013)
4941. Jesus: a porta que nos leva à luz! - “Passamos diante de tantas portas que nos convidam a entrar e prometem uma felicidade que dura um instante, se esgota em si mesma e não têm futuro! Não tenhamos medo de passar pela porta da fé em Jesus, de deixá-lo entrar sempre mais na nossa vida, de sairmos dos nossos egoísmos, dos nossos fechamentos, das nossas indiferenças em relação aos outros. Porque Jesus ilumina a nossa vida com uma luz que não se apaga nunca. Não é um fogo de artifício, não é um flash, não! É uma luz tranquila que dura para sempre e nos dá paz. Assim é a luz que encontramos se entramos pela porta de Jesus!” (Papa Francisco, 25/agosto/2013)
4942. Ser cristão não é ter uma etiqueta! - “A porta de Jesus é uma porta estreita, não porque seja uma sala de tortura, mas porque exige abrir o nosso coração a Ele, reconhecermo-nos pecadores, necessitados de sua salvação, do seu perdão, do seu amor, de ter a humildade em acolher a sua misericórdia e de nos deixar renovar por Ele. Jesus no Evangelho nos diz que ser cristão não é ter uma “etiqueta”. E eu pergunto a vocês: vocês são cristãos de etiqueta ou de verdade? Mas cada um de nós responda dentro de si mesmo. Nunca cristãos de etiqueta, mas cristãos de verdade, de coração. Ser cristão é viver e testemunhar a fé na oração, nas obras de caridade, na promoção da justiça, no fazer o bem. Pela porta estreita que é Cristo deve passar toda a nossa vida!” (Papa Francisco, 25/agosto/2013)
4943. Cuba: reaberta capela de São Tarcísio após 52 anos de ocupação estatal - Agora, em agosto de 2013, a capela de São Tarcísio, devolvida à Igreja após 52 anos de ocupação estatal, foi abençoada e reaberta ao culto por dom Álvaro Beyra Luarca, bispo da diocese do Santíssimo Salvador de BayamoManzanillo, no sudeste de Cuba. A capela foi inaugurada na década de 1950 pelo P. Jesús Iraola, OFM, com a ajuda material dos fiéis da região. A cerimônia contou com a animação musical do coro Santa Cecília e teve início com a aspersão de água benta no altar e nas paredes, seguida de uma oração que pediu a Deus a sua presença constante em meio ao povo. A partir de agora, a missa semanal e a catequese para crianças e adultos passam a ser realizadas na capela e não mais em casas de famílias.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.