Nº 1173 14/09/2013
4969. Evangelho de sábado (14-09-2013) - Exaltação da Santa Cruz - Nm 21, 4b-9 (ou Fl 2, 6-11); Sl 77; Jo 3, 13-17 - Jesus disse a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu senão o Filho do homem, que desceu do céu. Como no deserto foi levantada num poste uma serpente por Moisés, assim também deverá ser levantado o Filho do homem, a fim de que todo aquele que crer nele tenha a vida eterna. Pois Deus amou tanto o mundo que entregou à morte seu Filho único, a fim de que todo o que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna. Deus não enviou seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele”.
Recadinho: - Que lugar ocupa a cruz, como símbolo, em sua vida? - Você faz o sinal da cruz? Mencione alguma circunstância concreta. - Em meio às cruzes de sua vida, você se lembra de Cristo na cruz? - Mencione algum local em que há uma cruz. - A cruz mencionada lhe diz alguma coisa de concreto?
4970. O que vocês terão deixado na cruz? - ”Uma antiga tradição da Igreja Romana conta que o apóstolo Pedro, saindo da cidade para escapar da perseguição de Nero, viu Jesus que ia na direção contrária e em seguida perguntou: “Senhor, aonde vais?” A resposta de Jesus foi: “Vou a Roma para ser crucificado de novo!” Nessa situação Pedro se deu conta de que não podia fugir, mas entendeu principalmente que nunca estava só no caminho, porque Jesus carrega os nossos medos, nossos problemas, nossos sofrimentos, também os mais profundos. Jovens, com a Cruz Jesus está ao lado de todos os que sofrem. Na cruz, Jesus está junto de tantos que perderam a sua confiança nas instituições políticas porque veem o egoísmo e corrupção, ou que perderam a sua fé na Igreja, e até em Deus, pela incoerência dos cristãos e dos ministros do Evangelho”. (Papa Francisco, na Via Sacra, praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ), 26/julho/2013)
4971. O que a cruz deixou em vocês? - “A cruz nos deixa um bem que ninguém mais pode dar-nos: a certeza do amor fiel de Deus por nós! Queridos jovens, confiemos em Jesus. Porque Ele nunca defrauda ninguém. Ele transformou o significado da cruz, transformou a Cruz de ser um instrumento de ódio, e de derrota, e de morte, em um sinal de amor, de vitória, de triunfo e de vida. O primeiro nome do Brasil foi Terra de Santa Cruz. E assim a cruz de Cristo não foi plantada só na praia há cinco séculos, mas também na história, no coração e na vida do povo brasileiro, e em muitos outros povos”. (Papa Francisco, na Via Sacra, praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ), 26/julho/2013)
4972. O que a cruz ensina para a nossa vida? - “A Cruz nos ensina a olhar para o outro com misericórdia e amor, principalmente o que sofre, o que precisa de ajuda, quem espera uma palavra, um gesto. Muitos rostos acompanharam Jesus no caminho do Calvário: Pilatos, o Cireneu, Maria, as mulheres... Vocês, jovens, querem ser como quem? Digam-me: vocês são daqueles que lavam as mãos, fingem não ver e olham para o lado, ou são como o Cireneu, que ajuda Jesus a levar aquele pesado madeiro, como Maria e as outras mulheres, que não têm medo de acompanhar Jesus até o final, com amor, com ternura? Jesus está olhando para vocês agora e lhes diz: vocês querem me ajudar a carregar a cruz? Irmão, irmã, com toda a sua força jovem, o que lhe respondes?” (Papa Francisco, na Via Sacra, praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ), 26/julho/2013)
4973. Brasil: Terra de Santa Cruz - O logotipo da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 foi inspirado na passagem bíblica do Evangelho de S. Mateus, capítulo 28: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” A partir daí, o jovem designer Gustavo Huguenin procurou expressar a referência a duas pessoas: Jesus e o discípulo. O jovem explica seu trabalho: “No episódio escolhido do Evangelho, Jesus se encontra com seus discípulos em uma montanha, assim como o monumento do Cristo Redentor, símbolo da cidade do Rio de Janeiro. Em torno dessa imagem, formamos um coração, que representa o ser humano e possui sentido como o centro, assim como o Rio de Janeiro que acolheu todas as nações. A referência ao discípulo está presente na composição do coração com o Cristo, como os que possuem Jesus em seus corações. Nosso povo possui um coração generoso e acolhedor, que tem sua essência na fé em Cristo. A parte superior, em verde, inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo da cidade, e a cruz contida nela, reforçam o sentido do território brasileiro: a Terra de Santa Cruz”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.