Nº 1169 10/09/2013
4951. Evangelho de 3ª feira (10-09-2013) - Cl 2, 6-15; Sl 144; Lc 6, 12-19 - Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
Recadinho: - Jesus passou a noite em oração. Você consegue encontrar tempo para orar? - A que você se sente chamado na Igreja? - Sente a força de Deus para cumprir sua missão? - Procura corresponder ao chamado de Deus em sua vida? - Sente que os outros notam sua vivência da fé?
4952. Guerra na Síria: 1 milhão de crianças refugiadas - No dia 23 de agosto de 2013, a ONU anunciou que o número de crianças refugiadas pela guerra civil na Síria chegou a 1 milhão. A marca, descrita como “vergonhosa”, representa metade dos 2 milhões de sírios que deixaram o país desde o início do conflito, em março de 2011. Os dados foram divulgados em um momento em que as organizações internacionais investigam a alegação dos rebeldes sírios de que o governo teria usado armas químicas contra a oposição, em um ataque que matou dezenas de crianças em Damasco. "Não é só mais um número. São crianças tiradas de suas casas e, às vezes, até de suas famílias, enfrentando horrores que só agora começamos a compreender", afirmou Anthony Lake, diretor do Fundo das Nações Unidas para a Infância, órgão que compilou os dados em conjunto com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. A maior parte das crianças sírias refugiadas estão espalhadas em campos no Líbano, Jordânia, Turquia, Irã e Egito e 740 mil delas têm menos de 11 anos de idade.
Além do dano físico, do estresse e do trauma provocados pelo deslocamento, os especialistas acrescentam que estas crianças também estão expostas a trabalho infantil, casamentos precoces, exploração sexual e tráfico humano. Com recursos insuficientes para atender a enorme demanda humanitária dos refugiados, os órgãos da ONU estimam que apenas 118.000 crianças têm acesso a algum tipo de educação e que apenas 20% das 1 milhão recebem acompanhamento psicológico. O problema, no entanto, não se limita aos campos de refugiados. Outras 2 milhões de crianças foram forçadas a realizar deslocamentos internos dentro da Síria por causa da guerra. Dos 100 mil mortos no conflito, 7.000 eram crianças!
4953. Refugiados famosos! - “Os refugiados e os solicitantes de refúgio, não obstante as sofridas experiências superadas em suas vidas, enfrentam a sua situação com coragem, arrojo e criatividade. Creem de coração que o futuro lhes oferecerá mudanças e novas possibilidades. São confiantes que podem reconstruir suas vidas. Pessoas como Miriam Makeba, Albert Einstein, Salvador Dali, Anne Frank, Marlene Dietrich, Victor Hugo, Frederic Chopin obtiveram uma posição especial na sociedade depois de superar muitas dificuldades. Eram todos refugiados”, lembra o bispo indiano Joseph Kalathiparambil, bispo secretário do Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes.
4954. Papa Francisco encontrou-se com jovem brasileiro - No dia 18 de julho de 2013, poucos dias antes da partida para o Rio de Janeiro (RJ), o Papa Francisco se encontrou, na Casa Santa Marta, com um jovem brasileiro, que havia pedido para encontrá-lo. O encontro foi visto por Francisco como uma oportunidade para conhecer melhor, através do contato pessoal com um jovem, aspectos da realidade juvenil que o aguardava no Brasil. O Papa seguidamente tem chamado os jovens a terem coragem de andar contracorrente, exortando-os para “não deixar que lhes roubem a esperança”. “Os jovens gostam de desafios”, afirmou em muitas ocasiões, convidando-os a trilhar o caminho de Jesus. Francisco tem atraído cada vez a atenção e a simpatia dos jovens, especialmente pelo modo como demonstra sua coerência. Não foi divulgado o nome do jovem nem a sua procedência.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.