BEATO NO BRASIL QUE CUROU O SERVO DE DEUS
PADRE VITOR COELHO CSsR
Beato Eustáquio van Lieshout (Aarle-Rixtel, Laarbeek, 3 de novembro de 1890 — Belo Horizonte, 30 de agosto de 1943) foi um padre católico dos Países Baixos radicado no Brasil. Foi beatificado em 15 de junho de 2006 pelo papa Bento XVI.
Nascido Huub van Lieshout, ou "Humberto Van Lieshout", no seio de uma família de camponeses católicos na província Brabante do Norte, nos Países Baixos, desde jovem desejava ser missionário da Congregação dos Sagrados Corações. Seguindo o exemplo do padre Damião de Veuster, o apóstolo dos asilados leprosos da Ilha de Molokai, ingressou no seminário daquela ordem religiosa.
Por um tempo, ele foi pastor de Roelofarendsveen nos Países Baixos. Em reconhecimento ao seu trabalho de jovem padre, ainda na Europa, foi agraciado com a medalha da Ordem de Leopoldo Rei dos Belgas.
Padre Eustáquio chegou ao Brasil como missionário em 1925, respondendo a um chamado do bispado local. Lá, tornou-se vigário em Água Suja, hoje a cidade de Romaria (MG) no interior de Minas Gerais. Pelas suas bênções e orações, ele curava os doentes e ajudava as pessoas de todas as maneiras possíveis.
Em 1935, tornou-se vigário de Poá, em São Paulo. Milhares de pessoas visitavam-no diariamente, causando problemas pelo fato de o município não comportar tanta gente. Em conseqüência,teve de buscar refúgio temporário no interior.
Tendo sido transferido em 1942, tornou-se vigário de uma Paróquia em Belo Horizonte. Em 1943, foi picado por um carrapato, contraindo febre maculosa, doença então conhecida como "tifo exantemático", vindo a falecer em 30 de agosto de 1943.
A bênção para o Padre Vitor Coelho do Padre Eustáquio van Lieshout, proclamado beato em 15 de junho de 2006!
Padre Vitor Coelho de Almeida, missionário redentorista brasileiro, nascido em 1899, que se tornou conhecido dos ouvintes da Rádio Aparecida e, atualmente também ele com processo de beatificação e canonização em andamento, testemunhou ter sido curado por intercessão do Venerável Servo de Deus.
Em depoimento no Processo de Beatificação do Venerável Padre Eustáquio, feito a 2 de junho de 1964, ele contou que em maio de 1941, quando se encontrava tuberculoso, sem esperança de recuperação e em estado de grande aflição, e internado – como desenganado - no Sanatório da Divina Providência, em Campos do Jordão, encontrou-se com o Venerável, que dias antes havia sido removido da paróquia de Poá e se encontrava em missão de saúde e paz, visitando alguns doentes, em sanatórios daquela afamada estância terapêutica.
O Venerável o abençoou e, colocando o indicador de sua mão direita sobre o ponto exato da grave lesão pulmonar já comprovada, profetizou-lhe que recuperaria a saúde por intercessão de São José e se tornaria um homem robusto e operoso. Padre Vitor Coelho recuperou-se e serviu a Deus e seus irmãos como missionário por mais 46 anos, até 1987, quando faleceu em Aparecida-SP.
Antônio Ierárdi Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.