4021. Evangelho de 4ª-feira (06-02-2013) - S. Paulo Miki e companheiros mártires - Hb 12, 4-7. 11-15; Sl 102, 1-2. 13-14. 17-18a; Mc 6, 1-6 - Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.
Recadinho: - Valorizo as pessoas que merecem ser valorizadas? - Tenho humildade suficiente para reconhecer os dons de meu próximo? - Não acontece às vezes de me deixar levar pela inveja... ciúmes? - O que é mais importante, uma pessoa diante de mim ou a mensagem que ela tem para me transmitir? - Pense num dom que Deus lhe deu.
4022. Movimento no Santuário Nacional de 28 de janeiro a 03 de fevereiro/2013 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 28 de janeiro a 03 de fevereiro/2013, circularam pelo Santuário 124.521 visitantes. No sábado, 02 de fevereiro, visitaram o Santuário 35.549 pessoas e, no domingo, 03 de fevereiro, o número foi de 47.252 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 41.720.
4023. Japão propõe: lugares cristãos sejam patrimônio da humanidade - O Governo japonês, pela primeira vez em sua história, irá propor à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a inserção dos lugares históricos de presença cristã em seu país na lista de patrimônio da humanidade. Os prefeitos de Nagasaki e Kumamoto apresentaram ao ministro da Cultura, Hakubun Shimomura, uma lista com 13 locais que Tóquio deverá apresentar, agora em março de 2013, à agência da ONU. A proposta formal deverá ser feita até setembro de 2013.
Dos treze lugares, a metade é cristã e uma delas é a Catedral de Oura, em Nagasaki, construída por dois missionários franceses da Sociedade das Missões Exteriores, em 1864, para homenagear os 26 mártires cristãos, 10 europeus e 16 japoneses, crucificados naquele local, em 1597, por ordem de Toyotomi Hideyoshi. O edifício é a primeira estrutura ocidental construída no país e, em 1933, foi declarado tesouro nacional.
Depois da inauguração, um grupo de pessoas do povoado de Urakami pediu a P. Petitjean, um dos dois missionários construtores, de entrar na igreja para saudar Maria. O sacerdote, então, descobriu que eram Kakure Kirishitans, descendentes dos primeiros cristãos japoneses, obrigados ao anonimato por causa da perseguição imperial. Depois deste primeiro grupo, milhares de cristãos subterrâneos foram ao templo e retomaram a prática cristã. O Papa Pio IX foi informado desse fato e o considerou um milagre do Oriente. Além da catedral, os prefeitos locais propuseram também alguns lugares de martírio e uma parte das catacumbas em que os cristãos nipônicos do século XVI se refugiaram da perseguição feita pela corte de Tóquio. Nagasaki é o ponto de partida da evangelização do Japão, calada por 250 anos, rejeitada fortemente pelo Xogunato Tokugawa, ditadura estabelecida no Japão em 1603.
4024. Os 50 anos da Campanha da Fraternidade! - 2013: a Campanha da Fraternidade (CF) comemora 50 anos de existência e, para lembrar o fato e realizar o lançamento nacional da CF, dia 14 de fevereiro de 2013, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e cardeal arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, e o presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, estarão no Rio Grande do Norte, mais precisamente no município de Nísia Floresta, comunidade de Timbó, onde, na quaresma de 1962, foi realizada a primeira Campanha da Fraternidade.
Em todo o Brasil, a partir da quarta-feira de cinzas, 13 de fevereiro de 2013, realizar-se-á a 50ª Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui envia-me” (Is 6, 8).
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.