4103. Evangelho de 3ª-feira (26-02-2013) - Is 1, 10.16-20; Sl 49, 8-9.16bc-17.21. 23; Mt 23, 1-2 - Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
Recadinho: - Procuro praticar a humildade? - Posso dizer a meu próximo que imite minhas ações? - Tenho uma boa palavra a dar a quem necessita de ajuda? - Procuro me lembrar que o título mais importante é ser considerado irmão em Cristo? - Será que quero ser sempre dono (a) da verdade?
4104. 20º Encontro Nacional de Reitores de Santuários - De 19 a 23 de fevereiro de 2013, realizou-se, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro (RJ), cerca de 50 pessoas responsáveis de Santuários de todo o Brasil, participando de ciclos de palestras sobre mídia, cultura e religiosidade popular. O encontro, que se realiza a cada dois anos, é promovido com a finalidade de proporcionar momentos de partilha e convivência entre responsáveis por Santuários. “O encontro foi uma oportunidade de olhar mais diretamente para o papel dos santuários na cultura e nas novas mídias.
Olhamos mais diretamente a religiosidade popular, a cultura popular e as novas mídias com os nossos santuários, pois são realidades muito presentes nos dias de hoje e, claro, muito presentes nos nossos santuários”, ressaltou P. Domingos Sávio da Silva, reitor do Santuário Nacional de Aparecida (SP).
Olhamos mais diretamente a religiosidade popular, a cultura popular e as novas mídias com os nossos santuários, pois são realidades muito presentes nos dias de hoje e, claro, muito presentes nos nossos santuários”, ressaltou P. Domingos Sávio da Silva, reitor do Santuário Nacional de Aparecida (SP).
4105. Mais conflito e morte em Damasco, na Síria - No dia 20 de fevereiro de 2013, pelo menos 25 pessoas perderam a vida em um bombardeio aéreo contra um bairro residencial na periferia de Hamuriya. O estádio de Tishrin foi atingido pelos rebeldes, causando a morte de um jogador. No vizinho Líbano aumenta o temor de contágio devido às violências. Os rebeldes ameaçam represálias contra Hezbollah, aliados libaneses do regime sírio. Milhares de civis continuam fugindo para a Jordânia. De acordo com a ONU, são mais de 4 milhões as pessoas que precisam de ajuda humanitária.
4106. Situação humanitária na Síria: 44 países assinaram um apelo - No dia 19 de fevereiro de 2013, na sede das Nações Unidas, em Genebra, realizou-se uma reunião sobre a situação humanitária na Síria: 44 países assinaram um apelo comum no qual se pede, sobretudo, respeito aos civis que têm necessidade de proteção e de assistência humanitária, e que se leve em consideração, que as estruturas médicas, como hospitais e clínicas, o pessoal médico, não podem ser utilizados como objetivos de guerra.
4107. Síria: cristão assassinado por ter uma cruz no peito! - No dia 21 de fevereiro de 2013, foi divulgada a notícia que um cristão da comunidade armênia apostólica foi assassinado com um tiro a queima roupa por terroristas em pleno furor religioso. O homem, cuja identidade, por motivos de segurança de sua família não foi divulgado, é um mártir do conflito sírio. Morreu por odiarem a fé que ele praticava! O homem se encontrava em um comboio que se dirigia para Aleppo. O veículo onde estava foi bloqueado na estrada por um grupo de milicianos islâmicos que pediram documentos de identidade dos passageiros. Notando que o sobrenome do homem terminava com o sufixo “ian”, o identificaram como um armênio. Em seguida fizeram uma revista descobrindo que ele carregava no peito uma cruz. Então, um dos terroristas disparou contra a cruz, matando-o. Os terroristas deveriam estar sob efeito de drogas. O modo de agir desses postos de controle, disseminados nas estradas sírias, é comum a vários grupos integralistas. Os veículos são bloqueados, os passageiros revistados, roubados e muitas vezes sequestrados, a fim de pedir resgate.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.