3916. Evangelho de sexta-feira (11-01-2013) - 1Jo 5, 5-13; Sl 147; Lc 5, 12-16 - Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu:
“Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E imediatamente, a lepra o deixou. E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”. Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.
“Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E imediatamente, a lepra o deixou. E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”. Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.
Recadinho: - Tenho convicção de que a cura mais importante é a cura de meu coração? - Conhece algum doente do qual pode dizer: “Você doente, mas sadio de coração?” - Peço em primeiro lugar que Deus cure meu coração? - Agradeço a Deus que me dás cruzes mas também forças para as levar com amor? - Lembre-se de alguém que sofre muito e mesmo assim traz um sorriso nos lábios.
3917. Religiosas anglicanas entram para a Igreja Católica - Hoje, 11 de Janeiro de 2013, 11 religiosas anglicanas da Comunidade de Saint Mary the Virgin, em Wantage, Oxfordshire (Inglaterra), entram em plena comunhão com a Igreja Católica. As religiosas, entre as quais a superiora da comunidade, Madre Winsome, estão sendo acolhidas no Ordinariato Católico de Nossa Senhora de Walsingham, instituído em 2010, segundo estabelecido pela Constituição Apostólica “Anglicanorum Coetibus”, de Bento XVI, em resposta ao pedido de alguns anglicanos de entrar em plena comunhão com Roma. A estas se somará irmã Carolyne Joseph, ex-membro da Sociedade de Santa Margarete de Walsingham. Em um primeiro momento as 12 religiosas farão parte de uma associação pública de fiéis no interior do Ordinariato assumindo o nome de Irmãs da Beata Virgem Maria. Elas darão continuidade a sua vida de oração e de contemplação, conservando no entanto alguns elementos da tradição e da prática anglicana.
Em um acordo com a Igreja da Inglaterra, ficou estabelecido que as religiosas deixarão o próprio convento e serão hospedadas em uma comunidade católica na espera de estabelecerem-se em sede definitiva. As irmãs de Saint Mary the Virgin sempre rezaram pela unidade dos cristãos.
3918. Dia da Infância Missionária: crianças protagonistas na vida da Igreja - No dia 06 de janeiro/2013, domingo da Epifania, foi celebrado em inúmeras dioceses, em todo o mundo, o Dia da Infância Missionária, instituído em 1950 pelo Papa Pio XII. Neste 2013 celebram-se os 170 anos desta Obra Pontifícia. Pela ocasião, foi lançado um concurso de desenho. As inscrições expiram no próximo mês.
Explicou Baptistine Ralamboarison, Secretária-Geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária: "Trata-se de ótima ocasião para dar ressonância mundial à voz das crianças, utilizando instrumentos que elas conhecem bem: lápis, cores e a imaginação. A finalidade não é premiar os dons artísticos do vencedor, mas mostrar às crianças que são protagonistas na vida da Igreja, fazer expressar através do desenho o que significa para elas palavras como solidariedade, missão, amor, evangelização, enfim, todos os valores que estão resumidos no slogan da Santa Infância: “As crianças ajudam as crianças”.
3919. Caridade no mundo diminuiu; Austrália país mais generoso - A “Charities Aid Fondation” publicou seu relatório 2007-2012 sobre “doações” no mundo. A organização de caridade levou em consideração três parâmetros: doações em dinheiro, tempo gasto em voluntariado e oferta de ajuda a quem não se conhece. Num momento de crise, o relatório revelou uma queda de dois pontos percentuais nas ofertas para caridade no mundo. A Austrália foi o país mais generoso. Mensalmente, mais de dois terços da população oferece parte do salário para obras de caridade ou para ajudar pessoas desconhecidas, enquanto um australiano em cada três realiza algum tipo de trabalho de voluntariado.
Os países mais generosos tem perfis políticos, sociais e geográficos muito diferentes. Entre os primeiros 20, existe ao menos um país de cada continente. Nesta lista está o Catar (segundo país do mundo em PIB per capita) e os Estados Unidos (300 milhões de habitantes), mas também a Libéria (penúltimo PIB per capita) e Trinidad e Tobago (1 milhão de habitantes).
Os jovens entre 16 e 24 anos participam em atividades de voluntariado e de ajuda a desconhecidos tanto quanto as pessoas com idade acima de 50 anos, que destinam maior quantidade de dinheiro à obras de caridade. A média européia de participação da população em obras de caridade é de 33%.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.