3870. Evangelho de terça-feira - Maria, Mãe de Deus (01-01-2013) - Nm 6, 22-27; Sl 66; Gl 4, 4-7; Lc 2, 16-21 - Naquele tempo os pastores foram depressa (até Belém) e encontraram Maria, José e o Menino deitado numa manjedoura. Vendo isso, começaram a contar tudo o que tinham ouvido sobre a criança.
E todos que ouviam ficavam maravilhados com o que os pastores contavam. E Maria guardava cuidadosamente todas essas lembranças, refletindo sobre elas em seu coração. Os pastores foram embora. Glorificavam e louvavam a Deus por tudo quanto tinham ouvido e visto, tudo conforme lhes tinha sido anunciado. Depois de oito dias, era preciso circuncidar o menino. E deram-lhe o nome de Jesus, como tinha sido chamado pelo anjo antes ainda de ser concebido.
E todos que ouviam ficavam maravilhados com o que os pastores contavam. E Maria guardava cuidadosamente todas essas lembranças, refletindo sobre elas em seu coração. Os pastores foram embora. Glorificavam e louvavam a Deus por tudo quanto tinham ouvido e visto, tudo conforme lhes tinha sido anunciado. Depois de oito dias, era preciso circuncidar o menino. E deram-lhe o nome de Jesus, como tinha sido chamado pelo anjo antes ainda de ser concebido.
Recadinho: - Que lição lhe dá Maria? - Qual a lição de José? - Os pastores também nos ensinam e muito! - Como Isabel, que elogia Maria, você elogia seu próximo quando surge ocasião? - Você se faz de ‘anjo de Deus’ levando a mensagem de esperança ao próximo?
3871. Cristo leve a paz à Síria, Terra Santa e África - No Natal, o Papa Bento XVI dirigiu sua tradicional Mensagem, ocasião em que aponta as situações que mais o preocupam, chamando a atenção da comunidade internacional para as realidades de maior sofrimento, frisando que “a nossa esperança vence o medo de nos fecharmo-nos. Com o Natal, a Verdade germinou, trazendo amor, justiça e paz!”.
3872. Síria - Que a paz germine para seu povo! - Bento XVI pede “que a paz germine para o povo da Síria, profundamente ferido e dividido por um conflito que não poupa sequer os inermes, ceifando vítimas inocentes. Uma vez mais faço apelo para que cesse o derramamento de sangue, se facilite o socorro aos refugiados e deslocados e se procure, através do diálogo, uma solução para o conflito”.
3873. Que a paz germine para israelenses e palestinos - Bento XVI pediu que “a paz germine na Terra onde nasceu o Redentor; que Ele dê aos israelenses e palestinos a coragem de por fim a tantos anos de lutas e divisões para empreender, com decisão, o caminho das negociações”.
3874. Egito - Justiça para a sociedade - Bento XVI disse esperar que no Egito “os cidadãos construam juntos sociedades baseadas na justiça, no respeito da liberdade e da dignidade de cada pessoa”.
3875. China - Mensagem aos governantes - Bento XVI pediu “que os governantes da República Popular da China valorizem a contribuição das religiões, para que possam contribuir na construção de uma sociedade solidária”.
3876. África - Quanto sofrimento e angústia! - Terminando o ano de 2012, também a realidade africana foi focada por Bento XVI: “Que o Natal de Cristo favoreça o retorno da paz ao Mali e da concórdia à Nigéria, onde horrendos atentados terroristas continuam a ceifar vítimas. Que o Redentor proporcione auxílio e conforto aos refugiados do leste da República Democrática do Congo e conceda paz ao Quênia, onde sangrentos atentados se abateram sobre a população civil e os lugares de culto”.
3877. América Latina - Emigrações e criminalidade - Acenando à América Latina, Bento XVI lembrou suas virtudes humanas e cristãs e pediu ao Menino Jesus “que sustente aqueles que se veem obrigados a emigrar para longe da própria família e da sua terra e revigore os governantes em seu empenho pelo desenvolvimento e na luta contra a criminalidade”.
3878. Que por toda parte germine o amor, a verdade, a justiça e a paz - O Papa Bento XVI recordou que “o amor e verdade, a justiça e a paz encontraram-se e se encarnaram no Filho de Deus nascido de Maria, em Belém. Seu nascimento é uma semente de vida nova para toda a humanidade”. E auspiciou que “o amor, a verdade, a justiça e a paz sejam acolhidos e germinem em todas as terras”.
3879. Um incentivo para o Ano Novo - Fil 4, 4-7 - “Alegrai-vos sempre no Senhor! Mais uma vez eu digo: alegraivos! Vossa bondade seja conhecida de todos. O Senhor está próximo! Não vos inquieteis com nada, mas em toda necessidade apresentai a Deus vossos pedidos com orações, súplicas e ações de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. Enfim, irmãos, ocupai-vos com tudo o que há de verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, louvável, virtuoso e recomendável. Ponde em prática o que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim. Então o Deus da paz estará convosco”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.