3833. Evangelho de terça-feira (25-12-2012) - (25-12-2010) - 3 esquemas: 1ª Missa: Is 9, 1-6; Sl 95 1-3. 11-13; Tt 2, 11-14; Lc 2, 1-14; 2ª Missa: Is 62, 11-12; Sl 96, 1 e 5-6. 11-12; Tt 3, 4-7; Lc 2, 15-20; 3ª Missa: Is 52, 7-10; Sl 97, 1. 2-3-6; Hb 1, 1-6; Jo 1, 1-18 - Por aqueles dias, saiu um decreto do imperador César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirínio governador da Síria. E todos iam recensear-se, cada qual em sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de Davi, a fim de recensear-se, com Maria, sua mulher, que estava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias em que ela deveria dar à luz. Assim teve o seu filho primogênito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Na mesma região, encontravam-se alguns pastores que pernoitavam nos campos, guardando seus rebanhos durante a noite. O anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu em volta deles. Tiveram muito medo. Disse-lhes o anjo: - Não tenham medo. Eu lhes anuncio uma grande alegria, a vocês e a todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu um salvador, que é o Messias, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal para identificá-lo: Vocês encontrarão um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas. Paz na terra aos homens por ele amados!”
Recadinho: Toda a vida de Jesus não poderia ter outra finalidade senão a maior glória de Deus. Mas a vinda do Messias haveria de trazer também grandes benefícios aos seres humanos. E nos daria o maior de todos os dons: o dom da paz! Leve paz e será sempre Natal em seu coração!
3834. O sim de Maria é a atitude que todo cristão é chamado a ter - Em seu mais recente livro, o Papa Bento XVI ressalta a "liberdade da criatura humana e como Deus respeita essa liberdade. Deus bate à porta de Maria e pede o consentimento dela para se encarnar. Então, é um Deus que não se impõe, mas que se expõe amorosamente e a criatura cheia de fé que é Maria responde que sim”. (Maria Clara Bingemer, docente de Teologia na PUC Rio, comentando o livro do Papa Bento XVI referente à infância de Jesus, intitulado “Jesus de Nazaré”)
3835. Maternidade que é vocação fundamental para a mulher - Em seu mais recente livro, o Papa Bento XVI coloca em relevo a beleza da maternidade que é vocação fundamental para a mulher, mesmo para aquelas que não são mães biológicas, as religiosas consagradas; toda mulher é chamada de certa maneira a encarnar Jesus Cristo no seu corpo e, por extensão, todo cristão. O sim de Maria é a atitude que todo cristão é chamado a ter”. (Maria Clara Bingemer, docente de Teologia na PUC Rio, comentando o livro do Papa Bento XVI referente à infância de Jesus, intitulado “Jesus de Nazaré”)
3836. A fé de José - “S. José se vê diante daquela situação onde sua noiva está grávida, e não é dele, e ele acredita que o que está acontecendo é do Espírito Santo. José aceita o filho que não é dele, o protege, assume, lhe dá nome”. (Maria Clara Bingemer, docente de Teologia na PUC Rio, comentando o livro do Papa Bento XVI referente à infância de Jesus, intitulado “Jesus de Nazaré”)
O livro, neste 2012 em 9 línguas e em 50 países, logo será traduzido em 20 línguas, em 72 países.
3837. Livro do Papa - Um livro para ser rezado por todos - “O livro “Jesus de Nazaré”, do Papa Bento XVI, tem um significado especial para os católicos por causa do tema da encarnação, mas também é válido para todos, já que toca temas como as crianças, a maternidade, a paternidade, o massacre dos inocentes, a fuga do Egito”... “São episódios que enfrentam “temas dramáticos”, que não interessam apenas aos católicos”. (Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura).
3838. Vaticano: presépio do sul da Itália - A região italiana de Basilicata doou este ano o presépio instalado no centro da Praça São Pedro, diante do obelisco. A ambientação reproduz as famosas casas velhas escavadas na rocha, da cidade de Matera, e desde 1993 são patrimônio da humanidade. A manjedoura ocupa uma área de 225 m2. Animais e pastores, de argila, tem de 35 a 50 centímetros e vestem trajes inspirados na tradição da Basilicata. Ao lado está o pinheiro de 24 metros de altura, todo iluminado, proveniente da região de Molise, também no sul da Itália.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.