3831. Evangelho de segunda-feira (24-12-2012) - 2Sm 7, 1-5.8b-12.14a.16; Sl 88, 2-5.27 e 29; Lc 1, 67-79 - Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. De repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.
Recadinho: Reconhecer em Jesus o Messias e aceitar o alcance de sua missão salvadora só pode se transformar em realidade no coração de quem tem o Espírito Santo! Se o reconheço, só me resta uma missão: tornar-me um profeta, anunciador da libertação, em Cristo!
3832. É Natal! - Quer queiramos ou não, as imagens do presépio mexem com o mais íntimo de nosso coração!
Educam-nos. Falam-nos de uma presença que toca nosso coração!
Faça a experiência de olhar o que envolve a grande celebração do Natal!
Quem não o celebra?!...
De que modo é celebrado?!
Há belos presépios.
Há mensagens onde só colocam árvores!
Em outros, é só o tal velhinho vestido de vermelho!
O presépio, sem dúvida alguma, mostra-nos que o Natal é muito mais que uma época de consumo! De presentes e festas!
As lojas estão, sim, repletas de gente, vitrines decoradas com grande criatividade e pessoas ansiosas por presentes de todos os tipos.
Na verdade, o Natal nos ensina a lição da oferta e do desapego.
É tempo de alegria e confraternização, mas também festa que nos alerta para o exercício da caridade!
É Natal?! É festa em seu coração?!
Há, no íntimo de seu ser, um lugar para que o Cristo possa realmente encontrar uma morada digna?
Então, como está (ainda) escrito em nosso dinheiro brasileiro, “Deus seja louvado!”
E será Natal em seu coração hoje e sempre!
Mas isso se você quiser!
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.