3827. Evangelho 4º domingo Advento Ano C (23-12-2012) - Mq 5, 1-4a; Sl 79, 2ac.3b.15-16.18-19; Hb 10, 5-10; Lc 1, 39-45 - Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
Recadinho: - Creio realmente no Natal de Jesus? - Em que consiste para mim a celebração do Natal? - Estou preparado para celebrá-lo bem? - Maria faz um gesto de humildade visitando sua prima. Em seu contexto de vida social é fácil ser humilde? - Sinto-me mais perto de Jesus? Por quê?
3828. Meu Natal depende do que faço pelo Natal do próximo! - “Só quem oferece Natal aos outros pode ter Natal para si! Que os gestos de entreajuda, solidariedade e partilha se multipliquem. A autêntica alegria das Boas Festas está na dádiva altruísta e generosa!
Haverá Boas Festas se o outro for o centro das nossas atenções e serviços, vencendo confortos e rotinas egoístas, tal como Deus, que fez de nós o seu centro, oferecendo-se em pessoa em Jesus do Natal em Belém.
Haverá Boas Festas se soubermos presentear tempo, carinho e ofertas a pessoas que vivem sozinhas, a doentes, crianças ou idosos, e a obras de serviço social. Que a tradicional troca de presentes seja aproveitada para escolher ofertas que sejam ajuda para quem precisa.
Haverá Boas Festas se deixarmos que Jesus nasça no melhor dos presépios, que é o nosso coração e, neste Ano da Fé, aderirmos mais de alma e coração à pessoa de Jesus. Ele será a nossa força para “intensificar o testemunho de caridade” (Papa Bento XVI). Como recordou também recentemente o Santo Padre, falando em português, “a fé não é um peso, mas uma profunda alegria que transforma toda a vida” (2012.11.28). (Mensagem do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, Fátima, Portugal, dezembro de 2012)
3829. Natal - Festa da Família - O Natal é também uma especial festa da Família. Tudo o que possamos fazer para reforçar os laços familiares será humanamente louvável e agradável a Deus, que Se fez da nossa família pelo seu nascimento, nosso irmão universal. Em tempos de crise, mais essencial se torna a solidariedade familiar, o acolhimento e ajuda aos membros que passam por maiores dificuldades.
Queremos fazer eco do cântico dos anjos na noite de Natal: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens que Ele ama”, independentemente de culturas, ideologias e credos. A cada um de vós e às vossas famílias desejamos um santo Natal!” (Mensagem do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, Fátima, Portugal, dezembro de 2012)
3830. Em tempo de Natal, lutando contra a pobreza - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento promoveu, no dia 19 de dezembro de 2012, em Porto Alegre (RS), a 10ª edição do “Jogo Contra a Pobreza”. Entraram em campo os times “amigos de Zidane e Ronaldo”. O jogo foi no Grêmio Arena de Porto Alegre (RS). Luís Figo, ex-capitão da seleção de Portugal, lembrou que o mais importante é o objetivo da partida: ajudar os carentes. Completou: "O mais importante neste tipo de evento é a causa em si. Eu acho que marcar presença é sempre positivo e importante. E poder arrecadar o máximo de fundos possíveis é o objetivo para ajudar milhares de pessoas. Então, não interessa muito qual vai ser o resultado final e as preocupações com uma ou outra equipe, ou com quem joga em casa. O mais importante é sempre a causa e conseguirmos um bom montante para neste caso ajudar na luta contra a pobreza”. Desta vez, o arrecadado vai ajudar a combater a pobreza no Brasil e na África, e será usado inclusive o dinheiro gerado também com os direitos de transmissão. Em 2011, o “Jogo contra a Pobreza” ocorreu em Hamburgo, na Alemanha, e gerou mais de US$ 100 mil (uns R$ 200 mil) para operações humanitárias no Chifre da África.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.