3737. Evangelho de sábado (01-12-2012) - Ap 22, 1-7; Sl 94, 1-7; Lc 21, 34-36 - Jesus disse a seus discípulos: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.
Recadinho: Jesus nos alerta: Tomai cuidado! Que nosso coração não se envolva demais com coisas que não valem a pena! O essencial é o amor de Deus, plantado em nós como uma semente que precisa crescer, prosperar, tornar-se árvore frondosa e produzir frutos! Fiquemos atentos e oremos!
3738. A caminho do Natal!... dê um presente ao nosso grupo! - Quem desejar enviar alguma mensagem ajudando-nos na caminhada para o Natal, pode escrever para nosso “Vivências”. Condições: Seja breve e envie seu nome completo, cidade e Estado. Pedimos: envie-nos pelo menos um endereço e-mail de alguém que queira receber nossos “Vivências” diários. E Cristo renascerá em nós!
3739. Movimento de Cursilhos de Cristandade completa 50 anos de presença no Brasil - De 29 de novembro a 2 de dezembro de 2012, na cidade de Aracruz, no Espírito Santo o movimento de Cursilhos celebra seu Jubileu de Ouro no Brasil. Estão no encontro mais de 2.000 pessoas, que terá participação de Dom Raymundo Damasceno Assis. O primeiro encontro brasileiro foi organizado por padres espanhóis e ocorreu em Valinhos, no interior de São Paulo, na Semana Santa de 1962. Desde então, o Cursilho se espalhou por todos os estados brasileiros. Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham passado pelo encontro do Cursilho. Hoje, o movimento conta com cerca de 10 mil participantes em todas as regiões do Brasil. Os cursilhistas vivenciam o clima desse grande evento há seis anos, quando nasceu a proposta do Relançamento do Movimento no Brasil. “Iniciamos um tríduo preparatório, com base na metodologia “Ver-Julgar-Agir”, que é base do Cursilho. Tudo isso para resgatar a verdadeira essência do Movimento, seu carisma e espiritualidade”, disse Marum Mellem Jacob Neto, coordenador nacional do Movimento. Durante este ano de 2012, todas as dioceses têm feito celebrações e eventos sobre o ano jubilar, tanto para comemorar a data quanto para reaproximar cursilhistas que, por diversos motivos, estavam afastados do Movimento.
3740. Sobre o Movimento de Cursilhos - O termo “Cursilho” deriva do espanhol e significa pequeno curso. Teve origem na Espanha, em 1949, por jovens pertencentes à juventude de ação católica espanhola, da Ilha de Maiorca, que pretendiam passar a mensagem do Evangelho em poucos dias. No Brasil, os retiros duram três ou quatro dias, dependendo da região, e são feitos para jovens e adultos. É um encontro vivencial, com dinâmica e método próprios, em que leigos e sacerdotes testemunham sua vivência como cristãos. O objetivo do encontro é instigar quem o faz a levar o Evangelho para seus ambientes: família, trabalho, grupo de amigos. O Cursilho também visa favorecer a convivência dos cristãos, por meio de pequenas comunidades para partilha do Evangelho e Escolas Vivenciais, e ajudar o cristão a descobrir sua vocação. A partir desses encontros, surgiram muitos líderes católicos. Vários movimentos, como o Movimento Familiar Cristão e o Encontro de Casais com Cristo, foram criados por cursilhistas. Muitos padres, seminaristas e até movimentos muito antigos, como os Vicentinos, foram reavivados com o Cursilho, entre as décadas de 1960 e 1980.
3741. Direitos de pessoas deficientes serão lembrados em Missa - No dia 02 de dezembro de 2012, será realizada em São Paulo (SP) a Missa da Acessibilidade, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e pela defesa de seus direitos. Segundo Tuca Munhoz, coordenador da Pastoral, “ainda não vivemos numa sociedade inclusiva, embora reconheçamos os esforços para transformar essa realidade e os avanços conquistados. É nosso dever agir por essa mudança e fazer valer os direitos das pessoas com deficiência. A Igreja católica, que na sua história sempre liderou os movimentos por uma sociedade mais justa, deve dar o exemplo e servir de referência para toda sociedade”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.