3504. Evangelho de terça-feira (09-10-2012) - S. Dionísio e S. João Leonardi - Gl 1, 13-24; Sl 138, 1- 3.13-15; Lc 10, 38-42 - Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Uma só coisa, porém, é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.
Recadinho: - Será que Marta não tinha um pouco de razão? - Será que Maria não tomou atitude egoísta?
- A “melhor parte” não seria saber dosar as atitudes? - Deus me fala? Como e quando? - Peçamos a luz do Espírito para saber dar a cada atitude seu valor.
- A “melhor parte” não seria saber dosar as atitudes? - Deus me fala? Como e quando? - Peçamos a luz do Espírito para saber dar a cada atitude seu valor.
3505. Movimento no Santuário Nacional de 01 a 07 de outubro/2012 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 01 a 07 de outubro/2012 circularam pelo Santuário 114.105 visitantes. No sábado, 06 de outubro, visitaram o Santuário 60.088 pessoas e, no domingo, 07 de outubro, o número foi de 17.450 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 36.567. A previsão para o próximo fim de semana é o Santuário Nacional receber 49.737 pessoas no sábado, dia 13 de outubro; e 106.551 no domingo, dia 14 de outubro.
3506. Sínodo sobre a Nova Evangelização - “A Assembléia do Sínodo dos Bispos é dedicada à nova evangelização, a ajudar as pessoas a terem um novo encontro com o Senhor, o único que dá sentido profundo e paz para a existência, para favorecer a redescoberta da fé, a fonte de graça que traz alegria e esperança na vida pessoal, familiar e social. Obviamente, esta orientação particular não deve diminuir nem o impulso missionário, em sentido próprio, nem as atividades ordinárias de evangelização nas nossas comunidades cristãs. Na verdade, os três aspectos da única realidade de evangelização se completam e se fecundam mutuamente”. (Papa Bento XVI em 07/10/2012, na abertura do Sínodo, com a presença de mais de 400 bispos e 25 mil fiéis)
3507. Sentido do Sínodo - De 7 a 28 de outubro 2012, com o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, realiza-se em Roma o XIII Sínodo Geral Ordinário dos Bispos. Assimexplicou o secretário geral do Sínodo Dom Nikola Eterović: "A Igreja existe para evangelizar.
Enquanto mudam os destinatários e as condições sociais, culturais, políticas e religiosas em que se vive,o seu mandato permanece o mesmo. Trata-se de um tema que diz respeito ao mundo inteiro, não somente aos países mais secularizados”.
Enquanto mudam os destinatários e as condições sociais, culturais, políticas e religiosas em que se vive,o seu mandato permanece o mesmo. Trata-se de um tema que diz respeito ao mundo inteiro, não somente aos países mais secularizados”.
3508. Participantes do Sínodo - Há 262 padres sinodais, a cifra mais alta na história dos Sínodos. São da Europa: 103; Américas 63; África 50; Ásia 39 e Oceania 7. Há ainda 45 especialistas e 49 auditores, homens e mulheres especializados e engajados na evangelização em todos os continentes. É também numeroso o número de delegados fraternos, representantes de 15 Igrejas e comunidades eclesiais que ainda não estão em plena comunhão com a Igreja Católica. Participam também o Arcebispo Anglicano de Cantuária, Dr. Rowan Williams e o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I. Há ainda três convidados especiais: o prior da Comunidade Ecumênica de Taizé, Frei Alois, que apresentará uma reflexão sobre a nova evangelização, sobretudo, entre os jovens; o presidente da Sociedade Bíblica Americana, Lamar Vest; e o presidente da Pontifícia Academia das Ciências, Werner Arber, protestante e prêmio Nobel para a medicina em 1978.
3509. Presença de leigos no Sínodo - No Sínodo não faltará a contribuição de leigos auditores, fundamentais no desenvolvimento da nova evangelização. Explica o secretário do Sínodo: "Os leigos veem com uma experiência viva, já vivida na Igreja, uma grande contribuição para a evangelização ordinária, mas também para a nova evangelização. Todos os cristãos são chamados a serem testemunhas, a serem missionários nos ambientes em que vivem. Uma família cristã hoje é um anúncio da Boa Notícia em nosso ambiente, onde também a estrutura da família se encontra de certo modo em crise com vários projetos de por assim dizer “sucedâneos” de família”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.