3253. Evangelho de quarta-feira (08-08-2012) - S. Domingos - Jr 31,1-7; Jr 31, 10-13; Mt 15, 21-28 - Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. Eis que uma mulher cananéia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. Jesus respondeu:
“Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.
“Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.
Recadinho: - Jesus colocou a mulher cananéia à prova. Ele me prova muito na caminhada da vida? - A mulher mostrou fé, persistência. Coloco-me diante de Jesus com firme esperança? - A insistência e ousadia da mulher cananéia fez com que Jesus atendesse a seu pedido e com isso provou para todos que em Deus não há diferença entre cultura, cor, raça, credo ou região. E entre nós? - Jesus se deixa vencer pela súplica de uma mãe angustiada. Sei suplicar e com humildade? - A perseverança da fé dessa mulher deve nortear também a minha. Sou perseverante?
3254. Dia Internacional da Juventude - O dia 12 de agosto foi decretado em 1999 pela Organização das Nações Unidas, como fruto da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens em Lisboa, como o “Dia Internacional da Juventude”. “Muitos dos mais de um bilhão de jovens do mundo não têm a educação, a liberdade e as oportunidades que merecem”, alertou a mensagem do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, na comemoração do Dia Internacional da Juventude 2010-2011.
Os jovens dos países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) foram convidados a fazer um “Gesto Comum” em favor da vida da juventude, de 5 a 12 de agosto, que consta de dois momentos especiais, culminando com o Dia Internacional da Juventude. A iniciativa é das pastorais juvenis dos cinco países e se realiza, já desde 1997, a cada dois anos.
3255. Dia Internacional da Juventude - “Gesto Comum” - A Comissão para a juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil organiza um “Gesto Comum 2012” que comemora o Dia Internacional da Juventude dividido em três momentos, o primeiro, de 5 a 10 de agosto. A sugestão é que cada grupo jovem e quem trabalha com mundo juvenil possa realizar seminários, debates, caminhadas, atos públicos, visitas a lugares nos quais a vida do jovem é violentada (como prisões, abrigos para dependentes químicos e alcoólicos, espaços nas ruas onde os jovens vivem). Também são sugeridas celebrações, rodas de conversa com os jovens ou o que mais o grupo considerar interessante para vivenciar e refletir sobre a defesa da vida da juventude.
3256. Dia Internacional da Juventude - Celebrando a vida - O segundo momento será no sábado, 11 de agosto. A proposta é que os grupos das diferentes pastorais, novas comunidades, congregações, movimentos e outras organizações realizem, a partir das 19h, uma grande celebração pela vida. O momento pode ser uma celebração eucarística ou outra oração, como o ofício divino. Será também um dia de lazer, em que a juventude possa celebrar a vida também a partir do esporte, da cultura e da arte.
Sugerem-se torneios esportivos, gincanas, apresentações culturais, saraus, etc.
3257. Romaria Nipo Brasileira - Nos dias 4 e 5 de agosto de 2012, o Santuário Nacional acolheu a 21ª Romaria da Pastoral Nipo Brasileira. O grupo, cantando cânticos em japonês, participou da Missa das 10h do domingo, presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo (SP), Dom Júlio Endi Akamine. Foram confeccionados 5 mil livretos especiais para a Missa e distribuídas 5 mil bandeirinhas Brasil-Japão. Além do trabalho de evangelização realizado com 50 comunidades japonesas espalhadas pelo país, a Pastoral Nipo Brasileira realiza, de dois em dois anos, esta Romaria Nipo Brasileira ao Santuário Nacional.
Antônio Kunikate, coordena a romaria que não lhe significa trabalho, mas uma missão.
Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.