3261. Evangelho de sexta-feira (10-08-2012) - S. Lourenço Diácono - 2Cor 9, 6-10; Sl 111, 1-2.5-9; Jo 12, 24-26 - Jesus disse a seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.
Recadinho: - Em sua comunidade se faz discriminação de pessoas? - Dou chances a que a Palavra de Deus produza frutos em meu coração? - São João, em sua primeira carta, nos fala: “Aquele que diz que ama a Deus que não vê e não ama o seu irmão que vê, é mentiroso... - Considero-me muito apegado(a) aos bens deste mundo? - Não nos importam o passado, as lembranças, as culpas alheias... O nosso desafio é o agora, e nada nos resta fazer senão pôr mãos à obra, produzir frutos!
3262. Dia do diácono: 10 de agosto - São Lourenço, diácono, foi martirizado. É celebrado hoje como patrono dos diáconos Permanentes da Igreja. O Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Pedro Brito Guimarães, saúda-os numa mensagem especial que fazemos questão de publicar em nosso “Vivências”, em forma de tópicos como é já nossa tradição.
3263. Diácono: aquele que sabe servir - “A diaconia da Igreja decorre da sua íntima união à missão do próprio Cristo, que disse de si mesmo: "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos" (Mc 10, 45). Jesus definiu a sua missão como um serviço que, no fundo, era a realização da vontade do Pai e do seu desígnio de salvação. É assim que Ele se apresenta como Servo que deseja ser reconhecido, seguido e imitado: "eu estou no meio de vós como aquele que serve" (Lc 22, 27); "Dei-vos o exemplo para que vós possais agir como Eu agi em relação a vós" (Jo 13, 15). (Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada)
3264. Diácono: Aquele que auxilia na construção do mundo de Deus - “Vocês, diáconos, não são ordenados para vocês mesmos, nem para se colocar acima dos demais leigos, nem para desempenhar funções diferentes da dos presbíteros e dos bispos, mas para a missão, além do mundo que nos rodeia, para além das fronteiras da fé.
Pelo testemunho de vida doada à missão, incorporados a Jesus Cristo, servo e servidor, vocês, por meio do sacramento da ordem, devem revelar a dimensão especial da diaconia do ministério ordenado, ajudando a construir um mundo mais de acordo com o projeto de Deus”. (Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada)
3265. Diácono: Suas qualidades - Vocês são diáconos na família, na Igreja, na sociedade e nos locais de convivência e de trabalho. Isto exige que vocês sejam, a exemplo de Abraão, obedientes, acolhedores, diligentes, caridosos (Gn 22, 1ss; 18, 1ss), afáveis, hospitaleiros, sinceros nas palavras e no coração, prudentes e discretos, generosos e disponíveis no serviço, capazes de se oferecer pessoalmente e de suscitar, em todos, relações genuínas e fraternas, prontos a compreender, perdoar e consolar. (Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada)
3266. Diácono: Sua espiritualidade - “Os elementos que mais caracterizam a espiritualidade diaconal são a opção pelo serviço, missão e partilha de vida, a exemplo do amor de Jesus Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir. Vocês, diáconos, devem, por isso, ser formados para adquirir, cotidiana e progressivamente as atitudes que, embora não sejam exclusivamente do diácono, são sinais deste ministério: a simplicidade de
coração, o dom total e desinteressado de si, o amor humilde e serviço aos irmãos, sobretudo aos mais pobres, sofredores e necessitados, e a escolha de um estilo de vida baseada na partilha, na pobreza e na missão”. (Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada)
3267. Diácono: Construtor da solidariedade - “O ministério que vocês recebem tem como missão ajudar a abrir os olhos da Igreja e da sociedade para enxergar a realidade dos pobres, excluídos, marginalizados, desamparados.
Ao mesmo tempo suscitar ações, não apenas momentâneas e circunstanciais, mas permanentes, que conduzam à recuperação completa do bem estar e da cidadania cristã dos assaltados pelo capitalismo desumano. O diácono é construtor da solidariedade, na medida em que, pelo seu ministério da caridade, anima e suscita a solidariedade e o serviço em toda a Igreja”. (Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada).
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.