3124. Evangelho de quarta-feira (04-07-2012) - Am 5,14-15.21-24; Sl 49; Mt 8, 28-34 - Quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.
Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”. Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.
Recadinho: - Jesus veio para nos dar a felicidade eterna. Somos gratos a Ele? - Com que gestos testemunhamos nossa gratidão? - Jesus manifesta poder para convencer seus ouvintes de quem Ele era. Nós precisaríamos de algum tipo de manifestação igual? - A cidade inteira recusou Jesus! Pelas vezes que não o acolhemos como deveríamos, piedade de nós, Senhor! - Louvemos e agradeçamos a Deus que nos acolhe com sua Graça.
3125. Jovens em vigília pela Jornada Mundial - Nos dias 13 e 20 de julho de 2012, os jovens católicos do Rio de Janeiro e região têm encontro marcado que se realiza em todas as segundas sextas-feiras no Rio; e todas as terceiras sextas-feiras em Niterói, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.
No dia 11 de maio de 2012, fiéis da arquidiocese do Rio de Janeiro e dioceses vizinhas, especialmente os jovens, se uniram em adoração durante toda a noite para rezar pela Jornada Mundial da Juventude Rio2013 na 7ª edição da Vigília dos Jovens Adoradores. O evento foi realizado no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana, no centro da cidade. A missa de abertura foi presidida pelo bispo auxiliar Dom Pedro Cunha e a animação foi feita pelo cantor Allyson Castro.
A vigília começou às 22h de sexta-feira e foi até às 6h da manhã de sábado. O objetivo das vigílias é fazer a preparação espiritual para a Jornada, rezar pela evangelização dos jovens e pelos preparativos do encontro com o Papa, além de pedir pelas intenções do Santo Padre.
3126. "Quiero vivir", Marcha contra o aborto - No dia 13 de maio de 2012, partindo de mais de 40 cidades italianas, a associação “Quiero Vivir” participou da Marcha pela vida, em Roma, junto com a “Família Mañana” e muitas outras associações pela vida, na convicção de que compete aos leigos sustentar publicamente a mensagem contra o aborto.
Lembrou Julio Loredo, porta-voz da associação “Luces sobre el este”, da qual “Quiero Vivir” forma parte, que o aborto é, do ponto de vista moral, religioso e teológico um “crime abominável”, como lembrou muitas vezes também o Papa João Paulo II. A Manifestação pela vida deve converter-se em um compromisso fixo, a ser repetido todos os anos, testemunhando a fé e a rejeição de todas as instâncias contrárias à vida, da contracepção ao aborto e à eutanásia.
A manifestação se realizou no dia 13 de maio, dia em que a liturgia lembra a aparição de Nossa Senhora, em Fátima, em 1917. Nas suas mensagens aos três partorzinhos a Virgem Maria denunciou a situação de deterioração moral da sociedade, da qual o aborto e outras práticas contrárias à vida são fruto. A manifestação do 13 de maio faz parte do âmbito de um movimento mundial contrário a todas essas práticas.
A primeira Manifestação pela vida, organizada pelos Cavaleiros da Imaculada, com a participação da associação “Quiero vivir”, deu-se em Palermo, Itália, em fevereiro de 2011. Em maio do mesmo ano, “Quiero vivir” participou da segunda edição em Desenzano del Garda, na Itália. Em fevereiro de 2012, em Palermo, quase duas mil pessoas participaram da Marcha pela Vida, promovida por uma coordenação de associações.
Cristo e o cristianismo santificaram o corpo, fizeram-no bendito, porque morada da alma, cuja imortalidade já havia sido ressaltada muito tempo antes pelos gregos!
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.