3119. Evangelho de terça-feira (03-07-2012) - S. Tomé, Apóstolo - Ef 2,19-22; Sl 116; Jo 20, 24-29 - Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
Recadinho: - Onde posso melhor aprender sobre Jesus e sua Igreja? - Cite alguns contextos da vida em que professa publicamente sua fé. - É-lhe fácil conservar a paz no coração em meio ao sofrimento? - Como fortaleço minha fé? - Quais são os modos mais comuns de manifestar minha fé?
3120. Movimento no Santuário Nacional de 25/junho a 01/julho/2012 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 25/junho a 01/julho/2012 circularam pelo Santuário 128.116 visitantes. No sábado, 30 de junho, visitaram o Santuário 41.297 pessoas e, no domingo, 01 de julho, o número foi de 58.872 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 27.947. A previsão para o próximo fim de semana é o Santuário Nacional receber 68.228 pessoas no sábado, dia 07 de julho; e 91.126 no domingo, dia 08 de julho.
3121. Missionários combonianos celebram 60 anos no Brasil - Nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2012, cerca de 700 pessoas participaram em Aparecida (SP) da primeira romaria comboniana, celebrando os 60 anos da presença comboniana no Brasil e 15 anos da fundação dos leigos missionários combonianos brasileiros. Os romeiros eram das cidades da Serra (ES), Guriri (ES), São Mateus (ES), Nova Contagem (MG), Curitiba (PR), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Duque de Caxias (RJ) e Porto Velho (RO). O ponto alto da romaria foi a Missa das 10h, presidida por Dom Odelir José Magri, missionário comboniano que atualmente é bispo de Sobral (CE).
O nome de Combonianos vem de São Daniel Comboni, italiano que fundou a congregação em 1867 para anunciar o Evangelho aos africanos. Em 1952 vieram também para o Brasil com dois objetivos básicos: realizar trabalho missionário no Norte do país (Maranhão) e colaborar para o crescimento da sensibilidade missionária da Igreja no Brasil. Hoje os combonianos no Brasil são cerca de 120, atuando em 20 dioceses, divididos em dois grupos, um no Nordeste, com sede no Maranhão e outro em São Paulo. Atuam hoje em mais de 30 países e dividem-se em três grupos: o masculino (com 1.700 membros), o feminino (com 1.500 religiosas) e o de leigos missionários que atuam na Europa e na América Latina. Em 1870, ao terminar um relatório para o cardeal encarregado das missões, em Roma, o hoje São Daniel Comboni escreveu: “Só tenho uma vida para oferecer pela salvação dos africanos: gostaria de ter mil e as ofereceria todas para esse fim”.
3122. 75ª Romaria da cidade de Natércia (MG) - No dia 1º de julho de 2012, o Santuário Nacional recebeu cerca de 400 pessoas que chegaram ao santuário a pé, de ônibus, carros e motos, constituindo a 75ª Romaria da paróquia Santa Catarina de Alexandria, da cidade de Natércia (MG). O município, localizado no sul de Minas Gerais, tem cerca de cinco mil habitantes e dista 150 km de Aparecida (SP).
3123. Quênia: 17 mortos em atentados anticristãos - No dia 1º de julho de 2012, Vaticano condenou como "um fato horrível e muito preocupante" e de uma "covardia inclassificável" os ataques a duas igrejas que deixaram 17 mortos em uma cidade do leste do Quênia, próxima à Somália. Os atentados sangrentos na cidade de Garissa foram contra duas igrejas cristãs, entre elas a Catedral católica, durante a oração dominical. Os ataques a cristãos reunidos aos domingos em seus locais de culto parecem ter-se tornado um método considerado particularmente eficaz para os grupos terroristas difundirem o ódio e o medo. Além dos 17 mortos, pelo menos 40 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas, dez delas em estado grave.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.