3061. Evangelho de quarta-feira (20-06-2012) - 2Rs 2, 1.6-14; Sl 30, 20-21.24; Mt 6, 1-6.16-18 - Jesus disse aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará recompensa.
Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
Recadinho: - Se alguém é injusto para conosco, conseguimos manter nosso coração inalterado? - E o perdão? Rezamos “perdoai-nos assim como nós perdoamos”? - Encontro momentos especiais para contemplar, escutar, abrir meu coração a Deus que me fala? - Pode-se praticar a caridade sem pensar em dinheiro. Em que sentido? Cite alguns exemplos de verdadeira caridade para com o próximo. - Há situações nas quais não sabemos o que rezar? Fiquemos em silêncio e Deus nos falará ao coração!
3062. Dez anos da canonização de Padre Pio - No dia 16 de junho/2012 completaram-se dez anos da canonização de S. Padre Pio. A data foi recordada, entre outras atividades, com uma solene Eucaristia na Igreja de São Pio de Pietrelcina, presidida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone. Em sua homilia, o Cardeal Bertone recordou as palavras proferidas 10 anos atrás pelo Beato João Paulo II, que naquela ocasião declarou que “a vida e a missão do Padre Pio testemunham que as dificuldades e os sofrimentos, se forem aceitos por amor, transformam-se num caminho privilegiado de santidade, que abre perspectivas de um bem maior, que só Deus conhece”.
“Padre Pio percebeu o amor de Deus sobre si e se deixou tomar por ele, se deixou habitar por Cristo. Por isso, pôde entrar num diálogo íntimo e fecundo com Ele e se abrir àqueles que recorriam a seu guia espiritual paterno, promovendo neles frutos de vida boa”, ressaltou o Cardeal Bertone.
Padre Pio é um dos santos mais queridos na Itália e conquistou muitos devotos também no Brasil.
3063. Assassinam a um cristão na Síria - O cristão Maurice Bitar foi assassinado por um franco-atirador ao sair da sua casa no Qusayr, perto da cidade do Homs (Síria), onde a população cristã se viu obrigada a fugir depois do ultimato de uma facção armada de muçulmanos das forças opositoras. A coordenação do exército de libertação sírio do Qusayr se diz "transtornada pela notícia" do ultimato e o rechaça, afirmando que "não é responsável e não o compartilha de maneira nenhuma".
Entretanto, dois sacerdotes católicos, que recentemente fugiram do Qusayr, confirmaram ter ouvido sobre o ultimato anunciado e ter abandonado a cidade "junto com muitas famílias de refugiados".
"A situação nesta região é insustentável e está exposta à anarquia total. Os cristãos enfrentam uma dura realidade: ou unir-se à oposição, envolvendo seus jovens, ou ser vítimas de perseguições, discriminações e violência", assinalou uma fonte da agência Fides.
Do mesmo modo, indicou-se que numerosos observadores na Síria e no exterior confirmaram que as forças opositoras estão encaminhando-se para uma ideologia sunita extremista. "Os bandos e grupos militares que operam de forma independente, fora da coordenação do Exército de Libertação da Síria, são numerosos". Finalmente, informou-se que depois do ultimato alguns cristãos optaram por permanecer no Qusayr, expondo-se a riscos consideráveis.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.