3052. Evangelho de segunda-feira (18-06-2012) - 1Rs 21, 1-16; Sl 5, 2-3.5-7; Mt 5, 38-42 - Jesus disse aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: “Olho por olho e dente por dente!” Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.
Recadinho: - Reconheço que retribuir mal com mal nada constrói? - Compreendo o mandamento da caridade? - Procuro vivê-lo? - Sou generoso como Deus é generoso comigo? - Se há mais alegria em dar do que em receber, o que dizer então da generosidade para com quem nos trata mal?
3053. Semana do Migrante 2012 - O Serviço Pastoral dos Migrantes está promovendo agora, de 17 a 24 de junho de 2012, a 27ª Semana do Migrante, com o tema “Migração e Saúde”, e o lema “Conquistar Direitos é defender a Saúde”. Inspirada na Campanha da Fraternidade deste ano, a Semana do Migrante quer motivar as comunidades cristãs e amplos setores da sociedade civil a refletirem, celebrarem e se mobilizarem sobre o direito à saúde de diferentes categorias de milhares de migrantes.
Frequentemente ignorados e vivendo com frequência nos espaços segregados das nossas cidades, trabalhando e morando em condições insalubres, os migrantes são vítimas potenciais de várias doenças.
Nas periferias das cidades são atingidos pelos problemas de saneamento básico e convivem com a precariedade do atendimento público à saúde. Os trabalhadores rurais temporários, isolados nas fazendas, sob trabalho estafante, sofrem com o descaso de empregadores, que em vários casos os leva à morte ou à invalidez precoce. Os imigrantes hispano-americanos, nas grandes metrópoles, clandestinos em sua maioria, são vítimas de doenças respiratórias como a tuberculose. Mais grave é a situação em que se encontram os membros mais frágeis das famílias migrantes, as mulheres, os idosos e as crianças.
3054. Semana do Migrante 2012: Convite a sermos bons samaritanos - O presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes e bispo de Pesqueira (PE), dom José Luiz Ferreira Salles, missionário redentorista, destaca que para viver com intensidade a temática proposta pela Semana do Migrante temos que ter “diante dos olhos e do coração a atitude do Bom Samaritano que nos mostra a importância de cuidar da vida mais frágil, em situação de vulnerabilidade, machucada, abandonada à beira do caminho, e sermos agraciados com a alegre descoberta de que Cristo está presente neles e nos diz: “Fui estrangeiro e me acolheste” (Mt 25, 35)”. “Frente a essa realidade é que surge o clamor pelo respeito dos direitos fundamentais de toda pessoa humana, também dos migrantes, deslocados e estrangeiros, que vivem e trabalham precariamente em nosso país. O atendimento da saúde do migrante é uma expressão de fraternidade para com aqueles que são diferentes de nós e têm a mesma dignidade de filhos de Deus”, frisou a assessora do Setor Mobilidade Humana da CNBB, irmã Claudina Scapini.
3055. Encontro Nacional para Vida Religiosa Monástica e Contemplativa - Nestes dias, de 16 a 19 de junho de 2012, realiza-se no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP), o Encontro Nacional da Vida Religiosa Monástica e Contemplativa, congregando cerca de 250 pessoas. No domingo, dia 17, os participantes do encontro tiveram a Missa às 8h no Santuário Nacional e atividades Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.
3056. Rio de Janeiro terá Semana da Família - O Prefeito Eduardo Paes sancionou projeto de lei do vereador Carlo Caiado, que institui no calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro a Semana da Família, a ser comemorada na segunda semana do mês de agosto. Para Caiado, a data representa valores familiares que estão sendo deixados de lado. “Vivemos em um mundo conturbado, marcado por drogas e pela violência, o que se deve, em grande parte, à crise no sistema familiar. Família é a base de tudo e para enfrentar as dificuldades do mundo é preciso que esta base seja firme e concreta. Para enfrentar a atual realidade devemos contar com os ensinamentos que recebemos em casa, baseados no respeito e no amor. Recuperar o sentido de família que vem se perdendo é um passo fundamental”, ressaltou.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.