3039. Evangelho de quinta-feira (14-06-2012) - 1Rs 18, 41-46; Sl 64, 10-13; Mt 5, 20-26 - Jesus disse aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.
Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vá apresentar a tua oferta.
Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
Recadinho: - Diante de uma pessoa que erra, que tipo de atitude tomamos? - Conseguimos manter a verdadeira fraternidade respeitando o próximo? - O que é mais fácil ouvir dos outros, coisas boas ou ruins? - Minhas palavras dão testemunho de minha fé? - Sou grato a Deus pelo dom da vida? O que faço para retribuir tão grande amor?
3040. Irmãs de Santa Marcelina: 100 anos no Brasil - No dia 8 de junho de 2012, comemorando os 100 anos de presença no Brasil, o Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina realizou uma romaria ao Santuário Nacional. A celebração oficial deu-se no dia 17 de março de 2012, na cidade de Botucatu (SP), berço do Instituto no Brasil. Outras comemorações estão sendo realizadas nas dioceses do Brasil onde elas se fazem presentes.
Desenvolvem imenso trabalho na área da saúde, da educação, de assistência social e pastoral. O Instituto foi fundado em 1838,em Cernusco, na Itália. Seus fundadores são o Beato Monsenhor Luigi Biraghi e Ormã Antonietta Valentini.
Os fundadores viram na mulher o centro do programa educativo e social, acreditando em sua dignidade e missão especifica. Pegaram como modelo para o projeto educativo Santa Marcelina, que viveu no século IV e assumiu, aos 17 anos, a educação de seus irmãos Sátiro e Ambrósio ao ficarem órfãos de mãe. As Marcelinas, educadoras e formadoras natas, continuam seguindo a mesma diretriz em todos os âmbitos de seus trabalhos: nas escolas, nos hospitais, nas casas de assistência aos anciãos, nas obras paroquiais, missionárias e assistenciais.
Hoje o Instituto está presente em oito países: Albânia, Benin, Canadá, Inglaterra, Itália, México e Suíça.
No Brasil as Irmãs atuam em dez estados: Bahia, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Dizem as Irmãs: “O método abençoado, querido pelo fundador, como viga mestra de sua pedagogia, consiste em educar vivendo junto, sendo sempre uma presença viva e próxima aos educandos, de maneira a formá-los com a força do amor, mais com o exemplo do que com muitos preceitos. As Assim, as obras Marcelinas atuam de forma a perpetuar a herança que foi deixada pelo seu fundador e contam também com a colaboração de um grande número de leigos e leigas que atuam em suas obras”.
Sua missão no mundo é “renovar a sociedade à luz do Evangelho, tendo a ciência deste mundo como instrumento e meio”.
3041. “Fuscaromaria” - No dia 10 de junho de 2012, o Santuário Nacional recebeu uma Romaria com mais de 100 veículos modelo fusca. Tratou-se da 5ª “fuscaromaria” que faz parte do calendário anual dos membros do “Clube Amigos do Fusca” e tem como objetivo agradecer a Nossa Senhora as amizades que surgem a partir do gosto especial que nutrem pelo fusca. Desta romaria participaram proprietários de fuscas de São Paulo (SP), Jacareí (SP) e Santo Antônio do Pinhal (SP). Entre seus passeios e viagens pelo Brasil, passaram a incluir também a visita à “Casa da Mãe Aparecida”. O Clube foi fundado em 2000 e há cinco anos Aparecida (SP) passou a fazer parte do programa.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.