2988 - Evangelho de sábado (02-06-2012) - Ss Marcelino e Pedro mártires - Jd 17, 20b-25; Sl 62, 2-6; Mc 11, 27-33 - Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”. Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: “Por que não acreditastes em João?” Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também, não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.
Recadinho: - Tenho consciência de que manifesto autoridade através do amor? - Faço tudo para demonstrar amor? - Não tendo argumentos, questionam Jesus. É justo defender-se agredindo? - Jesus enfrenta as autoridades porque ninguém tinha razão. Comente o fato. - Embora buscando sempre a verdade, posso incorrer em algum equívoco às vezes? Como me comporto?
2989 - Eucaristia: presença de Jesus Ressuscitado - “Para que os fiéis saibam reconhecer na Eucaristia a presença viva do Ressuscitado, que os acompanha na sua vida quotidiana”. Esta é a Intenção Geral de oração do Papa para este mês de junho, proposta ao Apostolado da Oração. Esta intenção está em sintonia com o 50º Congresso Eucarístico Internacional, que se realiza em Dublin (Irlanda), de 10 a 17 deste mês de junho/2012, com o tema “Eucaristia: comunhão com Cristo e uns com os outros”.
“Na Ceia, Jesus dá graças ao Pai, como autor da vida, de todo dom. Ele o faz com seu sangue e seu corpo. Podemos transformar esse gesto tão grandioso de Jesus, realizado na Santa Ceia e concretizado na Cruz, num mero ato de piedade ou na celebração da vida, em Eucaristia. Dependerá do nosso modo de vivenciar a missa”, escreve o responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano P.César Augusto Santos. A Intenção Missionária para o mês é: "Para que os cristãos na Europa redescubram a própria identidade e participem com entusiasmo no anúncio do Evangelho".
2990. Sismo infinito: chamados à solidariedade - “O sismo infinito!” Assim os jornais italianos noticiam as noites de medo entre as regiões da Lombardia e da Emília Romagna, onde foram registrados 37 tremores nos últimos dias. Até o momento, 17 pessoas morreram e milhares estão desabrigadas.
A Igreja Católica italiana disponibilizou um milhão de euros para a população afetada pelos sismos que há mais de dez dias têm atingido a região de Emilia Romagna.
Os bispos determinaram ainda a realização de uma campanha de ofertas em favor das vítimas nas missas de amanhã, dia 3 de junho de 2012. As ofertas vão ser entregues à Cáritas Italiana. O Papa Bento XVI, que doou 100 mil euros às regiões atingidas, pediu ajuda para os sobreviventes dos sismos: “Estou próximo dos feridos em oração e afeto, como também daqueles que sofreram dificuldades, e exprimo as mais sentidas condolências aos familiares de quantos perderam a vida”.
2991. Fome no Sul do Sahara - São 18 milhões os que padecerão a fome nos próximos seis meses na área do Sahel, no sul do Sahara. Entre esses, 1 milhão de crianças com menos de 5 anos corre perigo de vida e outros 2 milhões sofrerão graves problemas de desnutrição, são as estimativas do Coordenador dos Serviços Humanitário da ONU, David Gressly. É a terceira vez desde 2005 que a área sofre uma crise alimentar. A população não teve tempo de se recuperar das duas precedentes situações de seca e pouca colheita. O Sahel, já atingido pelo conflito na Líbia, pela crise no Mali e Guiné Bissau e pelas ameaças de terrorismo na Nigéria, encontra-se numa trágica situação agravada pelo aumento dos preços dos cereais, que aumentaram 85% em relação à média dos últimos 5 anos, e outros aumentos estão previstos até o próximo mês de agosto. Olha-se com confiança para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, prevista para o Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho/2012, que terá entre os temas principais também a questão da luta à pobreza. “Até quando não forem erradicadas fome e desnutrição, que atingem uma pessoa entre sete no mundo, não se poderá falar de desenvolvimento sustentável”, alerta um documento preparado pela FAO.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.