2985. Evangelho de sexta-feira (01-06-2012) - S. Justino - 1Pd 4, 7-13; Sl 95, 10-13; Mc 11, 11-26 - Tendo sido aclamado pela multidão, Jesus entrou, no Templo, em Jerusalém, e observou tudo. Mas, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze. No dia seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus teve fome. De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. Então Jesus disse à figueira: “Que ninguém mais coma de teus frutos”. E os discípulos escutaram o que ele disse.
Chegaram a Jerusalém. Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas.
Ele não deixava ninguém carregar nada através do Templo. E ensinava o povo, dizendo: “Não está escrito: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? No entanto, vós fizestes dela uma toca de ladrões”.
Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar uma maneira de o matar. Mas tinham medo de Jesus, porque a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. Ao entardecer, Jesus e os discípulos saíram da cidade. Na manhã seguinte, quando passavam, Jesus e os discípulos viram que a figueira tinha secado até a raiz. Pedro lembrou-se e disse a Jesus: “Olha, Mestre: a figueira que amaldiçoaste secou”. Jesus lhes disse: “Tende fé em Deus. Em verdade vos digo, se alguém disser a esta montanha: “Levanta-te e atira-te no mar”, e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá. Por isso vos digo, tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim será. Quando estiverdes rezando, perdoai tudo o que tiverdes contra alguém, para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados”.
Recadinho: - Com que freqüência vamos à casa de Deus? - Nosso modo de agir é o de uma pessoa que se considera templo de Deus? - Procuro manifestar sempre a bondade de Deus que levo no coração? -
Sou discípulo missionário de Jesus? - Posso dizer que meu coração é sempre alegre e feliz?
2986. Caritas reúne especialistas para combater a fome
- A Caritas Internacional está realizando um Congresso sobre “Fome Global e Segurança Alimentar Sustentável”, nos dias 1º e 2 de junho 2012, em Viena, na Áustria. Segundo dados citados pela organização, 925 milhões de pessoas no mundo passam fome. A cada 12 segundos, uma criança morre por inanição. “A fome não é um evento natural, mas tem causas sociais, econômicas e políticas. É uma tragédia global, sobretudo porque é evitável”, lembra a Caritas.
No congresso, a Caritas reune especialistas do setor para começar a lutar juntos contra a fome. Participam autoridades públicas, eclesiásticas, acadêmicos, jornalistas e representantes da sociedade civil de todo o mundo. Na pauta, todos os desafios que se apresentam para alcançar a segurança alimentar hoje, como as causas crônicas da fome global, o comércio agrícola mundial, os conflitos armados, a eficácia da ajuda ao desenvolvimento, a especulação dos preços dos alimentos, as políticas de grilagem de terras, mudanças climáticas e estilos de vida sustentáveis. Participam do evento, entre outros, o enviado especial da ONU e ex-Secretário-Geral, Kofi Annan, o Presidente da Caritas Internacional, Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga Cardinal, e o Arcebispo de Viena, Card. Christoph Schönborn. A Caritas quer alertar que a luta contra a fome está no centro do trabalho de serviço aos pobres feito pela Caritas e que a questão deve ser prioridade para os governos, principalmente às vésperas do encontro Rio+20 e tem relação com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
2987. Assistência espiritual para os torcedores - Os torcedores que irão à Polônia e Ucrânia assistir à Copa Europeia de Futebol, agora em junho/2012, terão à disposição várias iniciativas de caráter religioso. Celebrações serão realizadas em várias línguas e haverá espaços especiais para orações interreligiosas.
Recentemente, representantes das três grandes religiões monoteístas participaram da inauguração do novo estádio de Varsóvia, abençoado pelo bispo auxiliar de Warszawa-Praga, Dom Marek Solarcyk. Dentro do complexo foi montada uma capela “de todas as crenças”, aonde serão realizadas funções religiosas de várias confissões. Uma estrutura análoga também foi inaugurada no estádio de Danzica.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.