Reflexões úteis aos bispos
Aconteceu no Seminário Redentorista Santo Afonso em Aparecida-SP, nos dias 27, 28 e 29 de abril, um encontro de bispos redentoristas. Ao ensejo da comemoração dos 250 anos da sagração episcopal de Santo Afonso de Ligório (1762), o missionário redentorista Dom José Luiz Majella Delgado, bispo de Jataí-GO, elaborou um projeto, que foi apresentado ao padre geral, propondo um encontro internacional de todos os bispos redentoristas.
A ideia era reunirem-se em Roma, inclusive tentando agendar um horário especial com o papa Bento XVI. Em contato pessoal com o Padre Geral Michael Brehl, quando da visita ad limina, este ficou de apresentar a proposta aos membros do conselho. Posteriormente, em novo contato em Madri, o padre Michael informou que o conselho julgara inviável fazê-lo em dimensão internacional.
Então foi levada a proposta para a URB (União dos Redentoristas do Brasil) que decidiu arranjar um jeito de fazer esse encontro logo após a 50ª Assembleia da CNBB, estendendo convite aos bispos latino americanos e da Angola. Assim, mais de vinte bispos, atendendo à iniciativa de Dom Majella, participaram do evento. Quase todos os bispos redentoristas brasileiros participaram e contaram com a presença também de Dom José de Queirós Alves, de Huambo na Angola, Dom Eustáquio Pastor, do Paraguai, Dom Francisco Cedellos, Dom Fábio Morales e Álvaro Rojas da Colômbia.
Além de ser um encontro de confraternização no espírito redentorista, assessores ajudaram na reflexão. No primeiro dia o Padre Márcio Fábri trouxe elementos da teologia moral no aspecto atual da bioética e em geral a intuição da moral alfonsiana. No segundo dia o Padre Dalton Barros ajudou refletir sobre a maneira de o bispo se relacionar com seu rebanho e com os agentes de pastoral.
No terceiro dia o Padre Luiz Carlos falou sobre a espiritualidade redentorista no contexto atual. A Editora Santuário colaborou apresentando o livro “Reflexões Úteis aos Bispos” da autoria de Santo Afonso com os comentários do Mons. Ciríaco Scanzillo, com tradução do missionário redentorista Dom Fernando Guimarães, bispo de Garanhuns-PE.
Assim os bispos, já superaquecidos com a participação na 50ª assembleia da CNBB, ainda reservaram energia para pensar num jeito melhor de ser pastor no estilo e orientação de Santo Afonso e ainda curtir a fraternidade redentorista.
(Tarcísio Lemos)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.