2951. Evangelho de quarta-feira (23-05-2012) - At 20, 28-38; Sl 67, 29-30.33-36; Jo 17, 11b-19 - Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: “Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.
Recadinho: - Lembro-me de rezar por aqueles que pertencem ao meu “mundo”, meus parentes, amigos, companheiros do dia a dia? - Minha vida de união com Cristo é verdadeira ou é cheia de interesses pessoais? - Diante das dificuldades, tenho medo ou procuro encarar a vida com espírito de fé? - Com as atitudes que tomo me considero testemunha de Cristo? - Em tudo posso dizer que é Cristo que age em mim?
2952. Estados Unidos: 43 organizações processam administração Obama - No dia 21 de maio de 2012, foi divulgado que 43 organizações católicas processam a administração Obama devido a mandato abortista. Processam a administração do governo do presidente norte-americano Barack Obama em rechaço ao mandato que obrigaria estas instituições, a partir de agosto de 2013, a comprar planos de saúde que cobrem a anticoncepção, fármacos abortivos, e outros método anti-vida.
Os julgamentos assinalam basicamente que o mandato federal estabelecido pela secretária de Saúde e Serviços Humanos, Kathleen Sebelius, católica, que em seu estado de Kansas foi proibida pelo Arcebispo de comungar, viola a liberdade religiosa.
O mandato abortista recebeu uma dura crítica de parte de muitos bispos nos Estados Unidos, que animaram, entre outras coisas, a estar preparados "para ir à prisão", recordando que "se conseguimos (como Igreja) sobreviver ante os nazistas, sobreviveremos ante Obama".
As 43 organizações (dioceses, hospitais, universidades e organizações católicas de diversas índoles) apresentaram 12 processos. "Nós tentamos negociar com a administração e a legislação no Congresso, e continuaremos fazendo, mas ainda não há nada". "O tempo está acabando e nossos valiosos ministérios e direitos fundamentais estão por um fio, assim, agora vamos às cortes", explicou em uma declaração o Arcebispo de Nova Iorque, Cardeal Timothy Dolan.
Entre as universidades que se uniram a esta causa estão a Catholic University of America, a University of Notre Dame e a Franciscan University of Steubenville.
2953. Indonésia: fechadas 17 igrejas somente em maio - Na Província de Aceh, no norte da ilha de Sumatra, Indonésia, foram fechadas 17 igrejas somente no mês de maio. Após muitas manifestações de protestos anticristãos, diante da sede do Governo, grupos islâmicos radicais estão se reforçando e procedem sem trégua com pressões e intimidações; ainda mais depois da eleição a governador do líder Zaini Abdullah, ocorrida no último dia 9 de abril/12.
O fechamento das igrejas foi justificado referindo-se a um polêmico acordo que os cristãos foram obrigados a assinar em 2001. No documento, afirma-se que na província pode existir somente um igreja e quatro capelas. O número de igrejas, porém, aumentou nos anos sucessivos graças a acordos estipulados com a “Interfaith Forum Harmony”, que tinha dado permissão para novas estruturas, levando em consideração o aumento de cristãos em Aceh, que atualmente são 12 mil.
A vida para os fiéis cristãos é muito difícil ali. Os episódios ligados aos grupos islâmicos radicais são tolerados pelo governo e há uma falta de respeito à lei fundamental dos cinco princípios que está na base da convivência entre comunidades religiosas na Indonésia.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.