2941. "Evangelho de segunda-feira (21-05-2012) - S. Cristóvão Magallanes e companheiros mártires - At 19, 1-8; Sl 67, 2-7; Jo 16, 29-33 - Os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. Jesus respondeu: “Credes agora? Eis que vem a hora, e já chegou, em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”
Recadinho: - Há situações na vida em que abandono os caminhos de Deus? - Como é o caminho de volta para Deus? - Como Deus nos acolhe? - Quando Ele nos acolhe? - Procuro me nutrir de coragem sempre?
2942. “Terço dos Homens” realizou sua 4ª Romaria - No dia 19 de maio de 2012, vindos de várias regiões do Brasil, cerca de dez mil homens participaram da 4ª romaria do “Terço dos Homens” ao Santuário Nacional. Tiveram uma programação intensa, que teve início com a Missa das 9h, presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Às 10h houve assembléia no Centro de Eventos P. Vitor Coelho de Almeida. Rezaram o terço às 14h, com a presença do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira. Às 15h participaram da Consagração a N. Sra. Aparecida. De acordo com o organizador da Romaria, Walter Vieira, a romaria nasceu na cidade de Catalão (GO) e se espalhou pelo Sul de Minas Gerais e outras regiões do Brasil. “Estamos felizes em realizar o 4º encontro na Casa da Mãe Aparecida. Nosso trabalho de evangelização começou há anos e vem crescendo cada vez mais”.
2943. “Terço dos Homens” - Um pouco de história - A organização “Terço dos Homens” teve início no dia 8 de setembro de 1936, em “Vila Providência”, hoje denominada Itabi, no Estado de Sergipe. Frei Peregrino foi para uma “Santa Missão” no povoado a pedido do P. Ervêncio, da diocese de Aracajú. Reuniu mais de 200 homens para a reza do terço. Ali, ainda hoje, uma média de 100 pessoas participam, inclusive o coordenador e fundador do grupo, Antônio Menezes de Souza (seu Tutu), na época com 16 anos. Com o passar dos anos, os grupos de homens para a reza do terço foram surgindo.
Escolheram como padroeira N. Sra. do Perpétuo Socorro. Hoje calcula-se que são mais de 600 mil participantes no Brasil.
Com o passar dos anos, os grupos se organizaram melhor, inclusive com estatuto social, manual e roteiro próprio para rezar o terço. Hoje o movimento está espalhado pelo Brasil e chegou inclusive a Cuba e nos EUA. Nada se cobra dos participantes. Não se proíbe a entrada de mulheres para rezar o terço junto com os homens, mas em geral elas não participam. É impressionante ver, à noite, muitas igrejas repletas de homens simplesmente rezando o terço! É o que ocorre nas quintas-feiras na igreja matriz de Paraisópolis (MG). Num banco próximo à entrada da igreja, a jovem aguarda o namorado que, dentro da igreja, participa da reza com mais de cem homens.
2944. Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte - No dia 19 de maio de 2012, o Santuário Nacional acolheu mais de oito mil fiéis da arquidiocese de Belo Horizonte, que realizaram sua 7º romaria. Eram padres, seminaristas, vocacionados e leigos das 270 paróquias da arquidiocese. Vieram com uma reflexão voltada para a juventude, enfocando o tema das Vocações. Participaram da Missa das 9h, presidida por seu arcebispo, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
2945. Semana de oração pela unidade dos cristãos 2012 - De 20 a 27 de maio, cristãos de todo o Hemisfério Sul estarão unidos celebrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Pessoas das mais variadas etnias e culturas se dedicarão à reflexão sobre a importância da unidade na diversidade. O tema deste ano é: “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo”, baseado na carta do apóstolo Paulo (1ª Coríntios 15, 51-58). O objetivo é contribuir para que irmãos de diferentes congregações se juntem em momentos únicos de partilha, comunhão e integração.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.