2926. Evangelho de quinta-feira (17-05-2012) - At 18, 1-8; Sl 97, 1-4; Jo 16, 16-20 - Jesus disse aos seus discípulos: “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: “Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”, e: “Eu vou para junto do Pai?”. Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”.
Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: “Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?” Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Recadinho: - Sou uma pessoa otimista? - Como encaro o sofrimento? - Transmito paz e alegria mesmo em meio a sofrimentos? - Nos momentos difíceis rezo? - E na alegria, na felicidade, que lugar dou a Deus em minha vida?
2927. Londres: mostra sobre a perseguição contra os cristãos - Hoje, 17 de maio de 2012, a Catedral de Westminster, o principal templo católico de Londres (Reino Unido), acolhe o evento “A Noite do Testemunho”, que busca conscientizar o ocidente sobre a perseguição religiosa que sofrem os cristãos em diversos países do mundo, particularmente no Oriente Médio. O evento, organizado pela Fundação Pontifícia Internacional “Ajuda à Igreja que Sofre”, incluirá canções de reconhecidos músicos católicos, além de leituras, como exposições de solidariedade sobre cristãos perseguidos em países como a Índia, Paquistão, Iraque, Egito e Nigéria.
Na “Noite do Testemunho” participarão com importantes discursos o Arcebispo de Karachi (Paquistão), Dom Joseph Coutts e o Bispo de Luxor (Egito), Dom Joannes Zakaria. Também comparecerá Stephen Anjum, um cristão que viajou do Paquistão até o Reino Unido, depois que sua esposa, Thomesena, foi vítima de um disparo dado por extremistas que alegaram que seu filho tinha insultado o profeta Maomé. Para Anjum, “as pessoas no Reino Unido e em outras partes do ocidente simplesmente não conhecem a magnitude dos problemas que enfrentamos em meu país”, destacou.
“Necessitamos um maior apoio moral, para que o povo no meu país possa estar a salvo da violência e a intimidação”, concluiu.
O evento começará com uma Missa na Catedral de Westminster, que será celebrada pelo Presidente do Departamento de Assuntos Internacionais da Conferência de Bispos Católicos da Inglaterra e Gales, Dom Delcan Lang.
Vincent Masih, um cristão de origem paquistanesa, que chegou de outra cidade do Reino Unido para participar do evento, e cuja família saiu do Paquistão na década de 60, disse que “as pessoas pensam que a perseguição acontece muito longe e que não há nada que possam fazer, mas esse não é o caso.
Nós estamos saindo de nosso caminho para ser um sinal de esperança para aqueles que sofrem hoje”.
2928. Londres: Cristãos e a luta pela Liberdade Religiosa - A Fundação Pontifícia Internacional “Ajuda à Igreja que Sofre” elaborou um relatório cujo lançamento coincidiu com a mostra sobre a perseguição contra os cristãos realizada em Londres. O estudo, chamado “Cristãos e a luta pela Liberdade Religiosa”, analisa a importância da luta contra a perseguição religiosa e descreve incidentes de violência e intimidação em muitos dos países mais perigosos para a prática cristã.
No prefácio do relatório, Dom Delcan Lang assinalou que “aqueles cristãos que enfrentam a constante violência, especialmente em partes da Ásia, África e o Oriente Médio, mostram um valor extraordinário que deveria servir como inspiração àqueles como nós, que não enfrentamos esses perigos, mas ainda assim estamos chamados a dar testemunho de nossa fé”. “Somos chamados a uma maior solidariedade para com quem sofre pela Igreja e devemos fazê-lo através da oração, da ajuda prática e levantando nossas vozes diante desta crise, frequentemente escondida”, escreveu Dom Lang.
A “Ajuda à Igreja que Sofre” (em alemão: “Kirche in Not”) é uma entidade da Igreja Católica com sede na Alemanha, fundada em 1947 entre as ruínas e a devastação da Segunda Guerra Mundial, pelo P. Werenfried van Straaten, natural dos Países Baixos (Holanda).
Pe. Geraldo Rodrigues, CSs
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.