2888. Evangelho de segunda-feira (07-05-2012) - At 14, 5-18; Sl 113, 1-4.15-16; Jo 14, 21-26 - Jesus disse a seus discípulos: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Judas, não o Iscariotes, disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.
Recadinho: - O primeiro passo para amar a Jesus é conhecê-lo. Como? - Conhecendo-o, ficamos sabendo que é preciso fazer o que Ele pede! O que, por exemplo? - O Espírito Santo nos ensina? Que tipo de ensinamento? - É fácil observar os mandamentos? - Procuro as luzes do Espírito Santo para entender o sentido da vida?
2889. Assembléia da CNBB - Índios Awá em extinção - A tribo indígena mais ameaçada do mundo, os Awá, da Amazônia brasileira, é tema de campanha internacional. O ator de cinema britânico Colin Firth, vencedor do Prêmio Oscar 2010, lançou um apelo pela salvação da tribo sob as notas do compositor brasileiro Heitor Pereira, ganhador do Grammy. As terras da pequena tribo dos Awá estão sendo sistematicamente invadidas por colonos, madeireiros ilegais e criadores de gado, que reduzem as colinas em brasas ardentes. A situação se tornou tão crítica que especialistas antropólogos brasileiros a definem “genocídio” ou “extinção”. Há cerca de 360 Awá contatados. Muitos sobreviveram a brutais massacres por parte dos invasores. Acredita-se que de 20 a 25% dos Awá originais ainda estejam escondidos na floresta, procurando um refúgio que os salve do desastre. Eles vivem no noroeste do estado do Maranhão, em terras já demarcadas e homologadas. O objetivo da campanha é persuadir o Ministério da Justiça a enviar a polícia federal e expulsar os madeireiros, fazendeiros e colonos, afastando-os das áreas indígenas. “Arcos e flechas nada podem contra os fuzis”, lembra Colin Firth, num vídeo, advertindo que “como outras vezes na história, outro povo pode ser cancelado da face da terra: mas podemos fazer que o mundo não deixe que isso aconteça”.
2890. Assembléia da CNBB - Documento final - Encerrando os trabalhos da 50ª Assembléia Geral dos bispos do Brasil, realizada de 18 a 26 de abril de 2012, foi redigido um documento elaborado a partir do tema central dos trabalhos. O texto, que será oportunamente divulgado, inicia assim: “Agradecendo a Deus pelos cinquenta anos do Concílio Vaticano II e pelos vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, nós, Bispos do Brasil, reunidos em Aparecida por ocasião da 50ª Assembleia Geral da CNBB, com alegria apresentamos ao Povo de Deus o Documento “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja”. Com ele, desejamos colher os frutos espirituais e pastorais da Exortação Apostólica pós-Sinodal Verbum Domini (Palavra de Deus) “Sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”, do Papa Bento XVI.
O documento divide-se em três partes: “a Palavra de Deus”; “nossa resposta à Palavra”; “a Palavra e os caminhos da missão”. Nossos bispos encerram o documento pedindo, citando Santo Agostinho, que “por intercessão de Maria e dos santos e santas, a escuta da Palavra faça crescer nossa fé; pela fé, esperemos e esperando, amemos”.
2891. Assembléia da CNBB - Encerrando nosso trabalho - Com as observações que fazemos hoje, damos por encerrado nosso trabalho de divulgar, de modo sintético e prático, a Assembleia dos bispos do Brasil, realizada em Aparecida (SP), de 18 a 26 de abril de 2012. Nossa intenção foi tornar já realidade o que pedem os bispos divulgando, em seu documento final, algumas linhas de ação, principalmente quando aconselham-nos a “usar, corajosamente, os Meios de Comunicação Social para proclamar o Verbo Encarnado “por sobre os telhados” e “incentivar a busca e o uso das novas linguagens, dos novos meios e dos novos métodos da cultura midiática contemporânea, para levar a Palavra de Deus a todos”. (Documento “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja, nºs 149 e 150).
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.