2880. Evangelho de sábado (05-05-2012) - At 13, 44-52; Sl 97,1-4; Jo 14, 7-14 - Jesus disse a seus discípulos: “Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.
Recadinho: - Conhecemos realmente a Jesus? - Será que sabemos pedir? - Pedimos coisas que são para nosso bem e felicidade eterna? - Não é confortante saber que Deus não nos abandona, apesar de a vida ser tão complicada às vezes? - Mencione uma obra digna de filho de Deus que você faz.
2881. Jovens em vigília de oração - Nesta noite de sexta para sábado, 4 para 5 de Maio/12, jovens da arquidiocese de Niterói (RJ) se reuniram para uma vigília especial de oração pela Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2013. Pela primeira vez, realizou-se em Niterói, a Vigília dos Jovens Adoradores, na paróquia São Judas Tadeu, na praia de Icaraí. Teve início na noite de sextafeira, às 22h, com missa presidida pelo arcebispo de Niterói, dom José Francisco Rezende Dias, e terminou às 6h da manhã. A Banda do Seminário São José e as comunidades católicas: Divina Luz e Eis o Cordeiro de Deus dirigiram os momentos de adoração. Houve reflexão sobre o tema da Jornada Mundial da Juventude realizada em 1989, em Santiago de Compostela, na Espanha, que era: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", passagem do Evangelho de São João. Durante a madrugada, padres e consagrados estiveram à disposição dos jovens. Mais de 100 pessoas, de diversas paróquias, estiveram envolvidas na organização da vigília, que deve continuar a ser realizada toda terceira sexta-feira de cada mês, até o início da Jornada Mundial, em julho de 2013. Niterói, que será subsede da jornada, segue a iniciativa da arquidiocese do Rio de Janeiro, que já realizou seis edições da Vigília dos Jovens Adoradores, na Igreja de Santana, no Centro da cidade.
2882. Romaria da diocese de Osasco (SP) - No dia 1º de maio de 2012, a diocese de Osasco realizou sua oitava romaria a Aparecida, da qual participaram cerca de 16 mil pessoas. Nesta ocasião, estavam comemorando os 23 anos da instalação da diocese. O primeiro ato religioso em Aparecida foi a reza do terço em frente à Tribuna Papa Bento XVI, no Santuário Nacional. Em seguida, participaram da Missa das 9h, presidida pelo bispo da diocese, Dom Ercílio Turco, e concelebrada pelo arcebispo emérito de Botucatu (SP), Dom Antônio Maria Mucciolo e um grande número de sacerdotes.
Em sua reflexão, Dom Ercílio destacou os pontos principais enfocados atualmente na vida da diocese: “O 7º Plano de Pastoral, indicando que precisamos ser uma Igreja em permanente estado de missão; em segundo lugar, queremos trabalhar a iniciação da vida cristã tanto para aqueles que vão ser batizados, quanto para os adultos”. Outro ponto assumido pela diocese é o de ser Igreja atenta à família, um apelo insistente do Papa Bento XVI. “Com a família, temos também a juventude, pois o jovem não se separa da família e a família não se separa da juventude”, acrescentou dom Ercílio.
2883. Dia Mundial da Liberdade de Imprensa - No dia 3 de maio de 2012, foi celebrado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. As comemorações oficiais estiveram a cargo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO) e foram realizadas na Tunísia, norte da África.
Constou de três dias de programação com eventos que trataram do tema: “O poder da mídia de provocar transformações sociais e políticas”. Houve a entrega do Prêmio Mundial da Liberdade de Imprensa Unesco/Guillermo Cano, sendo homenageado o jornalista do Azerbaijão e militante de Direitos Humanos Eynulla Fatullayev. De grande destaque foi a conferência “As novas vozes: a liberdade das mídias e o poder de transformar as sociedades”, apresentada pelo Primeiro Ministro do país e Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.