2869. Evangelho de quinta-feira (03-05-2012) - S. Filipe e S. Tiago Menor - 1Cor 15, 1-8; Sl 18, 2-5; Jo 14, 6-14 - Jesus disse a Tomé: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: “Mostra-nos o Pai”? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas.
Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.
Recadinho: - Qual o caminho de realização que Deus lhe inspirou para sua vida? - Você se sente feliz e realmente se realiza fazendo o que faz e vivendo como vive? - Você se considera uma pessoa privilegiada de Deus? - Você tem ocasião de convidar outras pessoas para a prática da religião? - Você testemunha sua fé através de obras?
2870. Assembleia da CNBB - Celebrando o 50º aniversário do Vaticano II - No dia 11 de outubro deste ano de 2012, o Papa Bento XVI presidirá, em Roma, a abertura do Ano da Fé, para comemorar o 50º aniversário do Concílio Ecumênico Vaticano II e o 20º aniversário do atual Catecismo da Igreja Católica. Em sua Assembléia em Aparecida, os bispos do Brasil emitiram uma nota sobre as comemorações. Os Bispos do mundo inteiro, convocados e presididos pelo Papa, participaram do Concílio, convocado pelo Papa João XXIII para “o crescimento da fé católica, a saudável renovação dos costumes no povo cristão e a melhor adaptação da disciplina da Igreja às necessidades do tempo”.
Teve quatro sessões, que contaram com a presença de padres, religiosos, leigos e representantes de outras Igrejas cristãs. O Concílio Vaticano II produziu dezesseis Documentos, preparados por especialistas, debatidos e enriquecidos pelos participantes do Concílio e divulgados pelo Papa Paulo VI.
2871. Dia do Trabalho 2012 - Comemorando o Dia Mundial do Trabalho, em 1º de maio/2012, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil dirigiu uma mensagem de solidariedade e apoio aos trabalhadores do Brasil, ressaltando: “A celebração desta data nos sugere, antes de tudo, um agradecimento a Deus pelo ser humano que, com criatividade e sabedoria, constrói o mundo e vive do trabalho de suas mãos”. O trabalho não é um mero apêndice na vida humana, mas uma dimensão fundamental de sua existência na terra. Por meio dele, participamos da obra do Criador e nos realizamos como seres humanos. O próprio Jesus viveu a realidade do trabalho a ponto de ser identificado como “o Filho do Carpinteiro” (Mt 13, 55).
2872. Dia do Trabalho 02 - Capital, lucro e a pessoa humana - Alertam os bispos: “A busca do desenvolvimento a todo custo, colocando o capital e o lucro acima da pessoa humana, tem transformado o trabalho em peso e castigo para milhares. Isso contradiz a vocação humana ao trabalho e fere sua dignidade. Temos a missão de resgatar a centralidade da pessoa para que o trabalho, chave essencial de toda a questão social, cumpra seu fim que é a realização do ser humano. A Igreja se une aos trabalhadores em suas justas reivindicações: a garantia de seus direitos e a defesa de sua dignidade”.
2873. Dia do Trabalho 03 - Em busca de uma sociedade nova - Nossos bispos ressaltam “as desigualdades sociais, que a distribuição de renda não consegue erradicar, o baixo salário, o desemprego e o subemprego, que condena inúmeras famílias a condições indignas de filhos e filhas de Deus. Repudia, igualmente, o trabalho escravo e infantil, chaga de nossa sociedade, bem como toda discriminação que possa existir no mundo do trabalho por idade, etnia, gênero”. Lembram que “somos todos responsáveis pela construção da sociedade nova, justa e fraterna, sonhada por Deus para seus filhos e filhas. A garantia da justiça nas relações do trabalho é condição para atingirmos esse fim. Que o carpinteiro São José, pai adotivo de Jesus, abençoe os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.