2919. Evangelho de terça-feira (15-05-2012) - At 16, 22-34; Sl 137, 1-3. 7c-8; Jo 16, 5-11 - Jesus disse aos seus discípulos: “Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: “Para onde vais?” Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: o pecado, porque não acreditaram em mim; a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.
Recadinho: - Sua comunidade consegue caminhar por si ou fica dependendo em tudo do pároco? - Você tem devoção ao Espírito Santo? Em que consiste? - Você dá testemunho público de sua fé? De que tipo? - Você tem conhecimento de alguma perseguição que se faz hoje contra a Igreja? - Deus aguarda pacientemente nossa conversão. Você tem conseguido melhorar sua vida? Em que sentido?
2920. Movimento no Santuário Nacional de 7 a 13/maio/2012 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 7 a 13 de maio/2012 circularam pelo Santuário 157.054 visitantes. No sábado, 12 de maio, visitaram o Santuário 56.299 pessoas e, no domingo, 13 de maio, o número foi de 73.552 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 27.203. A previsão para o próximo fim de semana é o Santuário Nacional receber 60.328 pessoas no sábado, dia 19 de maio; e 113.956 no domingo, dia 20 de maio.
2921. Ícones da Jornada da Juventude no Palácio do Planalto - No dia 12 de maio de 2012, o Palácio do Planalto, em Brasília, recebeu uma visita histórica: os símbolos da Jornada Mundial da Juventude: a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Estavam presentes o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha e o representante de Dilma Rousseff, o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Os símbolos foram conduzidos pela rampa principal do Palácio, escoltados pelos Dragões da Independência e carregados por jovens do movimento de Emaús, crianças e jovens da Pastoral Juvenil Marista. O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, em nome da presidente da República, agradeceu, frisando que a fé representa o povo brasileiro. "O Brasil nasceu sobre a égide da cruz e, embora sejamos um governo laico, reconhecemos a fé e esses ícones como um momento de reforço à nossa luta, como um convite para continuar nosso ideal de fazer uma nação fraterna e justa”, ressaltou.
O Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, refletiu sobre a presença da Cruz da Jornada e do Ícone de Nossa Senhora no centro das decisões do país: “Compete aos fiéis participarem na vida política de modo coerente com os ensinamentos da Igreja. A política é um âmbito importante da prática da caridade. Ela nos chama a um forte compromisso com a cidadania, pela construção de uma vida reta. Há necessidade de políticos cristãos mas, antes, precisamos de fiéis que deem um verdadeiro
testemunho de Cristo na comunidade civil e política”, destacou o Arcebispo da Capital Federal Dom Sérgio ainda enfatizou que a maior missão dos fiéis é construir a Palavra na vida social de cada um, sem esquecer que a graça de Deus é necessária para alcançar essa meta. Referindo-se ao Evangelho, destacou: “Dai a César o que é de César e dai a Deus o que é de Deus. Devemos dar ao Senhor a importância que lhe cabe, para depois exercer bem nossas atividades, nossa missão”.
Gilberto Carvalho concluiu frisando que a chegada dos símbolos tem a simbologia do povo brasileiro que espera e sofre com os problemas de desigualdade social. Ressaltou: “A presidente determinou que abríssemos o Planalto a esses símbolos, pois a Igreja estimula nosso sonho, que é o direito e igualdade a todos os brasileiros. É um desafio para não esquecermos das perspectivas fundamentais, que é lutar contra a fome e ir em busca dos valores do nosso povo. Que essa bênção derrame sobre nosso governo e nosso país a força necessária para que essa meta seja alcançada por nós”. Ao concluir, Carvalho falou em nome da presidente sobre a expectativa de receber, em 2013, a Jornada Mundial da Juventude e o Papa. “A chegada do Papa e da Jornada, que trará 3 milhões de jovens, recolocará o Brasil no centro da humanidade. E será toda uma semana de reflexão e renovação social, em que todos relembrarão seu ideal, que é superar essa miséria que temos, as drogas e a violência, para que nossa nação seja cada vez mais solidária e alegre”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.