Uma vez redentorista, sempre redentorista!
Exposição ‘Caravaggio e seus seguidores’ é aberta em BH
A exposição fica aberta de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h. Nos sábados e feriados, o horário de funcionamento é das 14h às 21h. A Casa Fiat de Cultura fica na Rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, no bairro Belvedere. A entrada é gratuita. Depois irá para São Paulo.
105 – A Bela e a Fera
O maior homem conhecido por mim e o de nome mais diferente também – encolhia-me todo diante dele, afastava-me de través e o olhava de soslaio.
O compadre Xenfrônio permanecia até a hora de o trem partir para Antônio Dias, onde morava grande parte da família - parentes longe de meu pai. Residia pelos lados da bela e imponente Serra do Caladão, ao norte do Calado, hoje Coronel Fabriciano, MG.
Na surdina, as más – ou as boas! - línguas comentavam que ele nunca fechava as porteiras e nem mesmo as portas da grande fazenda - tal qual a do paiol - permaneciam abertas dia e noite, noite e dia, o ano inteiro. Rodava por lá esta estória:
- Quem entrar sem ordem, não sai - nem o defunto!
- Se for ladrão, entrou, deixou de ser -evaporou!
Dizia-se que ele ajudava o pessoal da Belgo Mineira a adquirir as fazendas da redondeza. Aquisições nem sempre muito bentas. Papai sendo um confidente da maioria dos fregueses, e eu, ainda pequeno, escutava cada uma!
Quando sumia alguém em sua fazenda, ia à busca o Delegado. Este era colocado no lugarejo pela Belgo Mineira, inclusive recebia dela uma bela e confortável casa. Sabendo da vinda, na sala encortinada com babados, arrumava banquete com leitoa, acompanhada de azeitonas, ameixa preta, farofa, galinha a molho pardo e macarronada coberta com queijo parmesão - até luz de vela - um luxo só! Xenfrônio sumia de casa e a bela mulher, no papel de anfitriã, dava jeito na questão. Depois do banquete, além da goiabada com queijo mineiro, fabricado na fazenda, a pós-sobremesa: chamava a Otoridade para seu quarto perfumado, mais luz de vela, com as roupas de cama alvejadas, travesseiro de plumas de ganso, colchão de palha nova...
Tudo resolvido, o Delegado ia embora. Chamava-se o Sô Xenfrônio e... E Inês é morta - tudo como dantes na terra do Abrantes... E aquele caso, do fazendeiro avesso à venda do terreno à Belgo Mineira, seria rapidamente decidido...
Benedito Franco
Ave Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.