2825. Evangelho de terça-feira (24-04-2012) - S. Fidelis de Sigmaringa - At 7, 51 – 8,1ª; Sl 30, 3c-4.6ab e 7b e 8a.17 e 21; Jo 6, 30-35 - A multidão perguntou a Jesus: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”.
Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.
Recadinho: - O povo pede sinais a Jesus! Quem neste mundo realizou mais sinais que Ele? - Em que consiste para mim ter fome de Deus? - Tenho algum testemunho sobre a sede de Deus em mim? - Em que consiste? - Jesus nos sustenta, nos renova, dá vida. Basta pedir sua presença em nós!
2826. Assembleia da CNBB - Comemorando 60 anos de vida - Durante a assembléia, houve comemoração dos 60 anos de trabalhos da CNBB e pelos 50 anos de realização dessas Assembleias Gerais que muito representam na vida dos bispos e da Igreja no Brasil. O Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, destacou a importância das Assembleias Gerais para o desenvolvimento da Igreja e fortalecimento da fé: “É desse encontro que tiramos as diretrizes da Igreja no Brasil. Quem está de fora não imagina a dimensão e o impacto das discussões aqui realizadas”, frisou Dom Murilo.
O Cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Raymundo Damasceno Assis, discursou na cerimônia em homengem aos 60 anos de fundação da CNBB e da 50ª edição da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Na oportunidade, lembrou que “a Conferência de Aparecida, no ano de 2007, despertou, no conjunto dos cristãos, um novo entusiasmo, oferecendo horizontes para a ação eclesial”. Citou o objetivo geral das atuais Diretrizes (2011-2015) da CNBB: “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.
2827. Assembleia da CNBB - A participação ativa dos leigos - Após ouvir palestra sobre o Estado Laico, apresentada pelo professor Fábio Comparato, doutor em Direito Internacional, os bispos participantes da 50° Assembléia Geral da CNBB discutiram o tema do Estado Laico, ressaltando a importância da participação ativa dos leigos na sociedade.
“Para que os cristãos leigos participem, é preciso formar a consciência do compromisso, especialmente pela promoção dos Direitos Humanos. A preocupação com o capitalismo é legítima. Mas o fundamental é cuidar do cristianismo. O culto cristão não pode estar dissociado da libertação plena do ser humano”, comentou Dom Angélico Sândalo Bernadino.
“É muito importante a fortalecer o nosso laicato a ter uma presença cristã na sociedade, não como Igreja, mas como cidadãos”, observou o Arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer.
2828. Assembleia da CNBB - O diálogo ecumênico - Sobre o diálogo da Igreja Católica no Brasil com outras igrejas cristãs e outras religiões, falou Dom Francesco Biasin, bispo de Volta-Redonda/Barra do Piraí (RJ): “Está muito bonito e fecundo. A celebração ecumênica, realizada no fim da tarde do dia 20 de abril/2012, no plenário da 50ª Assembleia Geral, foi o testemunho de como a Igreja procura consolidar o diálogo com elas. Tem-se procurado abrir novos espaços de conhecimento e valorização com o que há de positivo, com muçulmanos, o candomblé, o judaísmo e comunidades cristãs”.
2829. Assembleia da CNBB - Jornada da Juventude - O Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, falou sobre os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que vai se realizar no Rio de Janeiro, em 2013. Recordou que a Igreja aposta e investe na juventude. “Será um momento importante para ajudar os jovens nesta época de mudanças”. Ele esclareceu que as inscrições para o evento serão abertas agora em julho/2012.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.