2821. Evangelho de segunda-feira (23-04-2012) - Sto. Adalberto e S. Jorge - At 6, 8-15; Sl 118, 23-24.26- 27.29-30 ; Jo 6, 22-29 - Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.
Recadinho: - Você coloca as coisas de Deus em primeiro lugar? - Você pede bens espirituais a Deus ou é daqueles que só sabem pedir coisas materiais? - Você se alimenta sempre da Eucaristia? - Sua comunidade se preocupa com as coisas materiais e espirituais? - O que você faz por sua comunidade?
2822. Assembleia da CNBB - Um olhar para os índios do Brasil - No dia do índio, 19 de abril, na 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, Dom Edson Tasquetto Damian, Bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM), lembrou em sua homilia a luta dos povos indígenas por dignidade, demarcação de terra e conservação de sua cultura. “Somos hoje convidados a rezar pelos povos indígenas, no dia que lhes é dedicado. Queremos também testemunhar e render Graças a Deus pelos 40 anos de atuação profética do Conselho Indigenista Missionário”, que foi fundado em 1972.
Citando fatos históricos da situação indígena no Brasil, alertou que “temos uma dívida histórica e social imensa com os povos indígenas, pelos massacres, genocídios, crueldades e injustiças praticadas ao longo dos 512 anos de invasão e extermínio desse povo”.
Dom Edson recordou a história do Conselho Indigenista, marcada pelos testemunhos dos mártires. Citou missionários e lideranças indígenas como Cacique Pancaré, irmã Cleuza, P. Exequiel Ramin e Galdinho de Jesus, índio queimado vivo em Brasília.
Sobre sua ação junto à comunidade indígena em São Gabriel, Dom Edson enfatizou: “Agora, Deus me concede a imerecida graça de conviver com os povos indígenas de 23 etnias que falam 18 línguas diferentes e constituem mais de 95% da população da longínqua e pobre igreja de São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com Colômbia e Venezuela. Quando visito as aldeias, todos correm até à beira do rio para receber o bispo. Chamam-me de “excelência, nosso pastor”. E eu respondo: “excelências são vocês”.
“A política indigenista oficial não é favorável aos povos indígenas. Lamentamos que, embora os índios estejam ancorados pela lei, ela não seja respeitada”, alertou Dom Erwin Krautler, bispo da Prelazia de Xingu (PA) e presidente do Conselho Indiginista Missionário.
2823. Assembleia da CNBB - A Palavra de Deus - O tema central da Assembléia dos Bispos é “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”. Foi focalizado pelos bispos em harmonia com o documento final do Sínodo dos Bispos sobre o tema, realizado em 2010, e como a continuação da reflexão iniciada pelos bispos brasileiros na Assembleia Geral do ano passado.
2824. Assembleia da CNBB - Destaque aos bispos eméritos - Em Missa solene, no dia 20 de abril, os bispos em assembléia destacaram a figura dos cerca de 150 bispos eméritos. Os bispos eméritos foram homenageados pela dedicação e trabalho na Igreja do Brasil, sendo destacada a figura do Arcebispo emérito de Porto Velho (RO), Dom Moacyr Grechi, que dedicou grande parte de sua vida ao povo da Amazônia. “Agradecemos pela dedicação de todos os nossos bispos eméritos na pessoa de Dom Moacyr Grechi, que sempre mostrou a sua fé inabalável que o fez e o faz expressar seu amor ao povo”, afirmou o atual Arcebispo de Porto Velho (RO), Dom Esmeraldo Barreto de Farias.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.