2811. Evangelho de sábado (21-04-2012) - Sto. Anselmo - At 6, 1-7; Sl 32, 1-2.4-5.18-19; Jo 6, 16-21 - Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
Soprava um vento forte e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.
Recadinho: - O que de melhor você pode fazer para que sua fé aumente? - Você conhece famílias onde falta o pão de cada dia? - Você sabe pedir a ajuda de Deus para seus problemas? Desanima quando não se vê ajudado? - Você nota que há pessoas da Igreja que também erram? - Já aconteceu de você se sentir abandonado por Deus?
2812. Filosofia Clínica e Humanismo - Livro (pgs 184) de José Maurício de Carvalho, que surge como uma excelente fonte de informação para especialistas bem como para aqueles que buscam um primeiro contato com a Filosofia Clínica, método criado pelo psicanalista e filósofo Lúcio Packter, que direciona os procedimentos de diagnose e tratamento a partir da metodologia filosófica. A obra tem dois enfoques fundamentais: o desenvolvimento de conferências e estudos apresentados sobre o assunto e uma entrevista com a Assessoria Virtual do Instituto Packter. O objetivo do autor é mostrar que a Filosofia Clínica consiste em uma técnica de ajuda pessoal, que respeita o sofrimento e o mundo singular dos indivíduos. (vendas@ideiaseletras.com.br)
2813. Filosofia da Religião - Livro (pgs 232) de Oreste Tolone, que se ocupa da filosofia da religião, fruto de muita pesquisa no exterior, seguida de publicações em revistas especializadas. O autor trata da filosofia da religião especificamente para não crentes, estudando exaustivamente o pensamento de Bernhard Welte. Oreste Tolone, professor italiano, traça um itinerário que coloca o leitor diante do questionamento sobre a possibilidade de se abrir para um caminho que conduz à fé, entendida como relacionamento religioso com o mais que humano e, em particular, com a fé bíblica.
(vendas@ideiaseletras.com.br)
2814. Sociologia da droga - Livro (pgs 160) de Henri Bergeron, em que o autor apresenta um debate acerca das interrogações essenciais que a sociologia busca responder para construir um entendimento sobre as questões relativas às drogas e à toxicomania. Esse é o foco central da obra. O consumo de drogas já se tornou um fato social bem-estabelecido, alerta o autor. Nesse sentido, surge a dicotomia entre a continuidade de uma prática que é agradável por um lado e, por outro, é reconhecidamente nociva, e da qual, por vezes, se quer libertar. Eis algumas questões básicas: Quais são os determinantes da massificação recente do consumo de drogas? Quais são os processos sociais e políticos que presidiram a classificação de certas substâncias como entorpecentes? (vendas@ideiaseletras.com.br)
2815. Quem é seu dono? - Livro (pgs 352) de David Koepsell em que o autor, numa discussão bem argumentada e clara de um problema sério e atual, trata da disputa para patentear os genes humanos. Levanta diversas e difíceis questões filosóficas, legais e políticas, começando com a possível infração do direito mais básico de todos, o de ser dono de si mesmo. Quem é o dono do DNA? É uma questão sem dúvida bastante difícil e complicada, em que o autor busca o nexo entre ciência, tecnologia, ética e política pública. (vendas@ideiaseletras.com.br)
2816. A Economia à luz da Bíblia - Livro (pgs. 240) de Rodolfo Haan, onde a problemática econômica contemporânea é analisada sob a ótica dos relatos e posições da Bíblia. Para sua análise, o autor serve-se de expressões bíblicas sobre questões como segurança e técnica, comércio e desenvolvimento, produtividade e distribuição, riqueza e pobreza. A obra não propõe um estudo sobre a economia no tempo dos relatos da Bíblia, mas ultrapassa as barreiras cronológicas. Dessa maneira, o significado espiritual do processo econômico é esclarecido e alcança-se uma compreensão mais aprofundada da sociedade moderna e o lugar em que nela ocupa a fé cristã. (vendas@editorasantuario.com.br)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.