2807. Evangelho de sexta-feira (20-04-2012) - At 5, 34-42; Sl 26, 1.4.13-14; Jo 6, 1-15 - Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
Recadinho: - Você se preocupa com aqueles que não têm pão? - O que sua comunidade faz pelos que não têm o pão de cada dia? - Que lugar ocupa a Eucaristia em sua vida? - Que sentido dá às refeições? - Você se lembra de agradecer a Deus por tudo que tem?
2808. Os Bispos do Brasil em Assembléia - De 18 a 26 de abril/2012, o Santuário Nacional de Aparecida acolhe a 50ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tendo como tema central: “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”. Muitos são os assuntos na agenda de trabalhos, entre os quais o 13° Sínodo dos Bispos, sobre a “Nova Evangelização”, que se realizará no Vaticano neste ano. Os trabalhos diários têm início com a Missa no Santuário Nacional às 7h30. A CNBB, criada no dia 14 de outubro de 1952, congrega os bispos da Igreja católica no Brasil. A Assembléia deste ano é a de número 50, pois nos primeiros anos era realizada a cada dois anos. A primeira Assembléia foi realizada em 1953, em Belém do Pará. A partir de 2011, a sede oficial das assembléias foi transferida definitivamente da Vila Kostka, Itaici, em Idaiatuba (SP), para a “Cidade do Romeiro”, em Aparecida (SP).
Ontem, na sessão das 18 horas, foi feita uma homenagem ao jubileu de 50 assembléias gerais da CNBB. Na segunda-feira, 23 de abril, às 18 horas, haverá uma sessão especial dedicada aos 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II, que ocorreu no dia 11 de outubro de 1962.
No penúltimo dia da Assembléia, será apresentado um relatório sobre a caminhada da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013, no Rio de Janeiro, e contará com a presença do Papa. Nesta 50ª Assembléia Geral dos bispos estão presentes 335 bispos, dos quais 29 são eméritos.
2809. Jovens voluntários doaram sangue - No dia 15 de abril/2012, seguindo uma iniciativa da campanha de voluntários da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, jovens de diversos regiões da cidade do Rio de Janeiro doaram sangue na cidade e no Hospital Universitário em Niterói (RJ). O ato fez parte da campanha "Curta, Siga e Compartilhe" que visa estimular o jovem voluntário na caridade.
2810. Jornada da Juventude: fase de escolha da letra do hino - No inicio deste mês de abril/2012,teve início a primeira fase de seleção da letra do hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O concurso, aberto em 31 de outubro/2011, encerrou suas inscrições no dia 3 de março/2012. A avaliação das letras ficou sob a responsabilidade de uma equipe de dez músicos voluntários. Apenas 20 das 200 letras inscritas serão escolhidas para participar da segunda fase do concurso. Os critérios de seleção serão criatividade, alto valor espiritual ligado ao tema da Jornada, que é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), e a beleza e harmonia da composição.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.