CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

27 de abril de 2012

Contos e Causos do Benê

A CANJIQUINHA

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para a recuperarem. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido. Confúcio
053 -A canjiquinha
Adoro canjiquinha.
O Dicionário do Aurélio omite a palavra canjiquinha como nós mineiros a conhecemos - fala apenas em canjica doce, feita de milho verde, igual à usada nas festas juninas, ou de canjica, um aglomerado de colônias de bactérias. Outros dicionários descrevem-na.
Em Minas, comemos a canjiquinha de milho moído no "munho", com grãos de um a dois milímetros - quase um fubá grosso, sem o fino e o farelo. No sul do país chamam-na de quirera - comida no inverno, para aquecer. No nordeste é pouco conhecida - deve ser por causa do calor.
Canjiquinha, em Minas, era comida de escravos, assim como a feijoada - embora hoje teimem em desmentir - pois o pessoal da Casa Grande alimentava-se raramente das costelas e dos miúdos de porco. Feijoada- ótimo alimento com muita proteína, energético para serviço pesado. O tutu, o angu ou polenta, o torresmo e a couve picada... e mais um pedaço de laranja, seu ácido e bagaço para ajudar na digestão...
A primeira vez em que me lembro de ter comido canjiquinha foi quando, eu muito pequeno, esteve lá em casa a minha avó, Vovó Olinda mãe de papai, e apareceram para visitá-la duas senhoras pretas. Uma delas bem velhinha, e que tinha sido escrava de uma parenta da Vovó. Vovó me falou da importância de eu estar conhecendo uma antiga escrava. Sua filha, embora tenha nascido antes da Lei Áurea, não se considerava antiga escrava pois nasceu quando a Lei do Ventre Livre vigorava. Essa parenta, dizia-me papai, gostava que seus escravos andassem bem limpos e com roupas únicas, isto é, com pano do mesmo padrão, diferentes dos escravos das outras famílias; encomendava aos comerciantes peças e mais peças de pano -chita para as mulheres e brim para os homens - cujo padrão não seria, obrigatoriamente, vendido para mais ninguém da região de Antônio Dias, MG. Além disso, seus escravos andavam de sandálias, coisa impensável na época, isto é, escravos calçados - após a Lei Áurea, todos eles continuaram em sua fazenda, livres e espontaneamente.
Tia Zelica, irmã da mamãe, preparava a canjiquinha como se fosse um arroz, solta e seca - uma delícia.
Nos botecos prepara-se a canjiquinha com muitos temperos e costelinha de porco - às vezes linguiça, ou torresmo quase sempre- servida bem mais rala do que em casa e com bastante cebolinha verde. Chamam-na de caldo de canjiquinha. Encontrada também em algumas lanchonetes nas beiradas das estradas, e, como nos botecos, costumam ter caldo de feijão temperado - feijão gordo - vaca atolada e caldo de mocotó. Quando posso, regalo-me com essas delícias.
Na canjiquinha, as imprescindíveis costelinha e cebolinha verde, acompanhadas de feijão. Mamãe preparava-a um pouco mais grossa. Endurecia quando esfriava e então se podia comê-la em pedaços –mais fácil de ser guardada, devido à falta de geladeira.
O Sô Caetano, meio mulato, gostava de me chamar de preto, por eu ser o menos branco lá de casa, principalmente porque estava sempre ao lado do meu irmão loiro, o José Maurício - o contraste das cores realçava-as. Provocava-me, encaminhando a conversa para o lado da alimentação, e quando eu iria retrucar algo, cortava-me:
- Preto não tem escolha: ou come canjiquinha ou morre de fome. - Ou:
- Deixe de conversa fiada, satisfeito da vida, coma canjiquinha que é a comida de preto e dê graças a Deus de ainda ter canjiquinha pra comer.
Aproveitava e soltava uma ladainha de frases provocadoras, inclusive dizendo que me levaria à sua casa, mas só no dia que a Dona Maria preparasse a bendita canjiquinha - promessas e mais promessas, nunca cumpridas. Afrontava-me mais:
- "Três coisas em que não se pode confiar:
Em burro queimado de nego,
Em horta em cima dum rego
E em preto chamado Nego!"
Com a pouca idade, engolido por seus argumentos, gostava dele assim mesmo - acho que pela atenção que sempre me dava - e até ficava com vontade de ir à sua casa comer canjiquinha.
Provocação devida pelo fato de meu pai, de quando em vez, chamar-me de Prego ou de Nego. Ganhei esse apelido quando, bem pequeno, tive furúnculos por todo o corpo - inexistiam os antibióticos. No lugar de cada um formou-se uma mancha escura, parecida com uma cabeça de prego enferrujado numa tábua. Falam que sofri muito.
Meu irmão Antônio Élcio chamava-me de Prego, Preto ou Nego.
Papai tinha um primo, de quem gostava muito, parece-me de parentes bem de vida - gente fina - o Senhor Deolindo.
Quando o Senhor Deolindo ia à nossa casa era muito bem tratado e até com uma certa cerimônia - papai fazia questão. Sr. Deolindo e senhora, de quando em vez, dormiam em nossa casa. Acho que as únicas pessoas que dormiram lá, não sendo tios ou avós, pelo menos de que eu me recorde.
Um dia mamãe, uma senhora cozinheira, preparou canjiquinha e o Sr Deolindo apareceu. Comeu, gostou e elogiou. Mamãe detestou, pois considerava-se a canjiquinha alimento de gente pobre.
Passados alguns dias, mamãe fez de novo a canjiquinha, a pedido de papai. E quem apareceu por lá, exatamente na hora do almoço?... O Sr. Deolindo.
Visitando-nos um mês depois, o Sr. Deolindo encontrou prontinha da silva, a senhora canjiquinha.
Mamãe tomou ódio de canjiquinha. Não atendia nem aos apelos do papai e muito menos aos meus. Ainda bem que, com o passar do tempo, voltou atrás. Todos nós, irmãos, adorávamos!
Uma pratada de canjiquinha, pelando de quente, com costelinha e feijão, mais cebolinha e torresminho por cima... e mamãe ainda colocava pedaços pequenos de queijo-minas curado... Uma delícia! Dá pra lamber os beiços, não dá?!!
Benedito Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.