2713. Evangelho de segunda-feira - Anunciação do Senhor - (26-03-2012) - Is 7, 10 - 14; 8, 10; Sl 39, 7- 11; Hb 10, 4-10; Lc 1, 26-38 - Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Recadinho: - Quais nossos principais dons, colocados a serviço dos irmãos? - Em que nossos dons ajudam a enriquecer a comunidade? - Estamos sempre prontos a servir? - Como nossa comunidade retribui àqueles que servem com tanto amor? - Agradeçamos a Deus por sermos portadores de paz!
2714. Teatinos celebram 60 anos de Brasil - No dia 24 de março de 2012, os Padres Teatinos participaram da Missa das 9h no Santuário Nacional, comemorando os 60 anos de chegada de seus primeiros missionários ao Brasil, que se deu no dia 17 de maio de 1951. Naquele ano, Dom Frei Henrique Golland Trindade, 1º Arcebispo de Botucatu (SP), esteve em Roma, onde pediu sacerdotes para a sua Arquidiocese e, em especial para a cidade de Fartura (SP). Dirigiu-se à Ordem Teatina, onde conseguiu dois padres e um irmão religioso: P. Francisco de Lucia, P. Lineu Bincelli e Irmão Gabriel Mesquita. Nesse mesmo ano assumiram a Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Fartura (SP), a primeira paróquia Teatina do Brasil. Em 1952, como fruto do grande trabalho que estavam exercendo no Brasil, mais um padre veio juntar-se ao grupo no Brasil: P. Salvador Badame.
Em 1961, desembarcaram no Brasil os padres Gabriel Dárida e João Ferreti; que vieram justamente para trabalhar com as vocações brasileiras e dar início ao primeiro Seminário Teatino do Brasil. O Seminário iniciou suas atividades nas dependências do salão paroquial de Fartura (SP), contando com 14 seminaristas. Dentre eles, chegaram ao sacerdócio, P. Amador Ferreira Martins e o então padre Gorgônio Alves da Encarnação Neto, hoje bispo Diocesano de Itapetininga (SP), que presidiu a Missa comemorativa no Santuário Nacional.
A Ordem dos Clérigos Regulares foi fundada no dia 14 de setembro de 1524, por São Caetano de Thiene. Atualmente trabalham na Itália, Espanha, Estados Unidos da América, México, Colômbia, Argentina e Brasil. Neste 2012, a Ordem está vivendo um ano especial dedicado às vocações.
2715. Diocese de Valença (RJ): 2 mil pessoas em Romaria - No dia 25 de março de 2012, a Diocese de Valença (RJ) peregrinou ao Santuário Nacional, celebrando os 97 anos de trabalhos da diocese, tendo à frente o bispo diocesano, Dom Frei Elias James Manning, que presidiu a Missa das 12h no Santuário Nacional.
2716. Romaria de Taubaté (SP) com mil pessoas - No dia 25 de março de 2012, o Santuário Nacional recebeu a Romaria da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja da cidade de Taubaté (SP), composta de mil pessoas, que participaram da Missa das 16h, tendo na parte da manhã feito a Via Sacra no Morro do Cruzeiro. Foi o 45º ano da Romaria. “A cada ano percebemos que nossos paroquianos aguardam esse momento de fé e devoção. Por ser tempo de quaresma, realizamos a peregrinação a Aparecida como forma de penitência e para agradecer as bênçãos da Mãe Aparecida”, testemunhou Maria de Lourdes Gomes, secretária da paróquia.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.